IFSC realiza 4º Congresso Internacional de Mobilidade em abril

EVENTOS Data de Publicação: 06 abr 2022 22:54 Data de Atualização: 23 mai 2022 14:57

O Câmpus Florianópolis-Continente será a sede do 4º Congresso Internacional de Mobilidade (Mobisul), de 26 a 29 de abril. O evento integra a I Semana da Mobilidade da Grande Florianópolis. Com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”, o Mobisul terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais que debaterão as soluções para o país e trarão experiências de Portugal, Chile e Canadá.

O Congresso será constituído por plenárias, debates, workshop e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de SC. Na forma presencial, o evento é limitado a 200 pessoas por dia. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscara. Haverá ainda transmissão remota, ao vivo, com necessidade de inscrição. Acesse aqui para conhecer a programação completa e se inscrever gratuitamente. Todos receberão certificado de participação.

No dia 26, será celebrada a inauguração da usina de energia solar instalada nos prédios do câmpus e da Reitoria, a terceira mais potente do Estado em um único endereço. Outra atração será o veículo elétrico Renault Zoe, utilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, resultante de uma parceria com o IFSC, que inclui a instalação de um eletroposto na sede do Legislativo. 

O 4º Mobisul é uma realização do Sindepark, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), com apoio da Celesc Distribuição S/A, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, WEG, Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Eletric Mobility Laboratory (Emol), Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Inova Aluguel de Carros, Mundo Car VEX São José 2022, hotéis Majestic e Slaviero. O evento conta ainda com os patrocinios das empresas Zletric, Volvo e Wecharge.

I Semana da Mobilidade da Grande Florianópolis

A coincidência da realização de dois eventos sobre mobilidade elétrica no mesmo período, na Grande Florianópolis (SC), fez com que o 4º Mobisul e o Mundo Car VEX São José 2022 unificassem parte de suas ações para fortalecer a repercussão do tema na sociedade. Com isso, foi criada a I Semana da Mobilidade, que acontece de 26 a 30 de abril, em Florianópolis e São José.

A principal atividade conjunta será a Parada da Mobilidade, no dia 30, a partir das 10h45min. Uma carreata de veículos elétricos sairá do Iate Clube de Florianópolis até o MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping, atravessando a histórica ponte Hercílio Luz. Todos que tiverem carros elétricos ou convertidos estão convidados a participar. 

Com foco na mobilidade, energia limpa e cidades inteligentes, o Mundo Car VEX São José 2022 vai de 28 a 30 de abril, no MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping. Mais do que um salão, será um dos principais fóruns de discussão dos caminhos que a mobilidade elétrica seguirá no Brasil e no mundo. Cerca de 200 painelistas tratarão de questões relevantes como políticas públicas, novas tecnologias, tendências sobre a mobilidade sustentável e metas globais de implementação, com parte de seu conteúdo transmitido on-line para todo o país. Mais informações e inscrições em vexmobility.com.br.

EVENTOS INOVAÇÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS