Publicador de Conteúdos e Mídias

Dicas para iniciar 2022 com tudo no IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 23 fev 2022 09:05 Data de Atualização: 16 dez 2022 08:42

Voltamos! Deu para sentir saudade? 🤔😬

E chegamos com um post cheio de informações úteis para nossos alunos.

❗ Spoiler: tem bastante coisa, mas está tudo reunido num só lugar para facilitar a sua vida. Viu como somos queridos? 🥰

Então para você que chegou agora no IFSC ou mesmo para quem estuda aqui há mais tempo, recomendamos muito a leitura deste post para ficar por dentro da nossa instituição e aproveitar tudo o que oferecemos. Depois não vale dizer que não sabia, hein? 👀

Política de Segurança Sanitária para a Covid-19

Começamos 2022 com o nosso Conselho Superior - que é nosso órgão máximo e deliberativo - autorizando o acionamento da fase 5 da nossa Política de Segurança Sanitária, a PSS. Isso quer dizer que os câmpus poderão retornar 100% da comunidade acadêmica de forma presencial, para isso é preciso que o colegiado de cada câmpus autorize localmente.

No momento, todos os nossos câmpus já estão com atividades presenciais, sendo que quase todos já estão na fase 4 da PSS, que permite até 80% da comunidade de forma presencial. Para saber em qual fase o seu câmpus está, clique aqui.

-> Acompanhe as informações da pandemia na nossa página da Covid-19

Inclusive, para poder acessar o câmpus, os alunos vão precisar ter o ciclo vacinal completo. A exigência de comprovante de vacinação para os estudantes do IFSC acessarem os câmpus já foi aprovada pelo Consup, no entanto, a decisão ainda não está em vigor porque temos um grupo trabalhando para definir as regras de apresentação do comprovante e eventuais sanções em caso de descumprimento. Veja aqui mais informações. Se você ainda não se vacinou, aproveite este período para tomar a primeira dose. A redução dos danos da pandemia é uma responsabilidade de todos nós! ;)

Informações das aulas

Agora que você já sabe que estamos retomando as atividades presenciais, vamos falar um pouquinho mais sobre seu curso.

Para conhecer melhor seu curso, sugerimos que você consulte o documento que chamamos de Projeto Pedagógico do Curso. E onde você o encontra? Na página do seu curso no nosso site ou então peça para a coordenação do seu curso.

Quer saber quando são as férias ou quando não tem aula? Aí você tem que acompanhar o calendário acadêmico do seu câmpus que está disponível aqui.

No dia a dia do IFSC, você usará muito o Sigaa, que é nosso sistema acadêmico. O Sigaa serve para fazer rematrículas, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema também dá acesso a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permite que você envie mensagens para os professores e a coordenação do curso. Se tiver dúvidas para utilizá-lo, temos um tutorial neste link.

E para iniciar bem o ano, nada como organizar bem sua rotina de estudos. Já fizemos este post com dicas para você administrar melhor o seu tempo aqui no IFSC. ;)

Serviços do IFSC

Como estudante do IFSC, você tem direito a vários serviços gratuitamente. É tanta coisa bacana que já fizemos até um post para explicar melhor:

-> Veja os serviços que o IFSC oferece para seus alunos

⬆ Acesse o post que vale a pena para descobrir que você pode ter e-mail, softwares, acervos virtuais e muitos mais.

Para quem precisa de um apoio para poder estudar com mais tranquilidade, temos diversos auxílios por meio de nossa assistência estudantil. Os editais para 2022 já foram todos lançados. Você pode conferir o funcionamento da assistência estudantil e os editais na página da assistência estudantil em nosso site. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o setor de atendimento ao estudante em seu câmpus.

Todo aluno matriculado nos cursos presenciais ou a distância de técnico de nível médio, graduação e pós-graduação é usuário do Sistema de Bibliotecas Integradas do IFSC - que chamamos de SiBI/IFSC. Neste momento, por causa da pandemia, é possível que os serviços de empréstimos de materiais ainda não tenham voltado totalmente à normalidade em seu câmpus, mas veja todos os demais serviços que as bibliotecas do IFSC oferecem para os alunos, além do acervo de e-books (que é como ter a biblioteca do câmpus direto no seu computador ou celular).

Trabalhos acadêmicos

Não tem como falar de estudo sem falar de trabalhos acadêmicos. Sim, eles farão parte (e muito) da sua rotina. Mas calma que temos algumas dicas para te ajudar:

-> Templates IFSC: veja os modelos de arquivos que podem facilitar a sua vida de estudante
-> Pesquisa em periódicos on-line: a gente traduz pra vocês!

Também temos um Manual de Comunicação Científica que pode ser útil para a sua vida de estudante. E já se liga nesse tema que é muito sério:

-> O que pode ser considerado plágio?

Oportunidades para alunos

Aqui no IFSC, além da grande oportunidade de fazer um curso de qualidade e gratuito, você pode ampliar sua vivência acadêmica de várias formas. Uma delas é participando de organizações estudantis e de colegiados do IFSC que tenham representação estudantil. Explicamos melhor sobre como participar de representações estudantis neste post.

Inclusive, estamos com inscrições abertas até às 19h desta quarta-feira (23) para alunos com mais de 18 anos dos cursos técnicos, de graduação e pós que quiserem representar os discentes no Conselho Superior e no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. As informações detalhadas podem ser conferidas neste link.

Temos também várias empresas juniores, que são sociedades civis sem fins lucrativos, formadas por alunos de cursos superiores, sob a orientação de professores. O objetivo de uma EJ é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.

-> Conheça as empresas juniores do IFSC

Outra oportunidade muito bacana são nossos intercâmbios estudantis. No momento, por causa da pandemia, os intercâmbios presenciais não foram retomados integralmente, mas nossos estudantes têm a chance de participar também de intercâmbios virtuais em instituições estrangeiras. Todas as informações sobre intercâmbio você encontra nesta página.

-> Leia relatos de quem participou de intercâmbio no Blog dos Intercambistas

E no nosso portal você ainda encontra muitas oportunidades dentro do IFSC - como bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão - e oportunidades de outras instituições (inclusive fora do Brasil).

-> Conheça o projeto Protagonismo Discente

Mantenha-se informado

Tudo o que está acontecendo no IFSC você pode (e deve 👀) acompanhar no nosso site. Temos uma área de notícias para te deixar bem informado(a) e você pode ficar por dentro de tudo também acessando o site do seu câmpus.

E é claro que você também encontra as novidades nas nossas mídias sociais. Então não deixe de nos acompanhar no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube. O seu câmpus também tem suas próprias mídias sociais, que você pode seguir para acompanhar as oportunidades e atividades locais.

Reunimos neste post várias informações que estão dentro de uma área no nosso site toda pensando em você: é o menu Estudantes que você pode acessar clicando aqui.

E pensando em quem vive dizendo que não sabia, escrevemos também este post:

-> 10 motivos para você não dizer que não sabia

Já que estamos juntando tudo o que é informação útil num post só para você, vamos destacar outros assuntos que já abordamos aqui no Blog que podem te interessar ou que seria bom você conhecer:

-> Decifrando as siglas e os acrônimos do IFSC
-> Como ser um cientista?
-> Você sabe como é a estrutura organizacional do IFSC?

Ufa! 😅 Avisamos que era bastante informação, né? Já salva o link deste post aí para consultar sempre que precisar.

Esperamos que todos tenhamos um ótimo ano por aqui e estamos muito felizes de poder vê-los retornando aos nossos câmpus. #vivaavacina

Gostou deste post? Deixe um comentário ali embaixo. Se quiser sugerir algum assunto para abordarmos por aqui, mande um e-mail para blog@ifsc.edu.br.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Neste ano, faremos posts quinzenais.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS