Esclarecimentos da Assint diante do coronavírus

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mar 2020 11:35 Data de Atualização: 07 abr 2020 15:03

Como vem sido reportado em todos os âmbitos acadêmicos e de grande aglomeração de pessoas por todos os países infectados com a nova pandemia do Coronavírus-19, a Assessoria Internacional do IFSC relata que nossos alunos estão sendo bem assistidos quanto a transtornos ocorridos em meio aos seus intercâmbios, especialmente os recém partidos alunos do intercâmbio PROPICIE 17.

No total, 6 alunos não conseguiram realizar o embarque para suas instituições de destino, 5 para HAMK (Finlândia) e 1 para IPBeja (Portugal), e não poderão realizar seus projetos de pesquisa neste semestre. O restante dos alunos, que estão já acomodados em suas universidades recipientes, permanecerão lá, com toda a assistência e comunicação da ASSINT, em quarentena, como de acordo com os decretos nacionais outorgados (a maioria durando até o dia 27 de Março), após o fim da quarentena, as atividades de pesquisa retornarão à normalidade.

Quanto aos estudantes que não conseguirão realizar em 2020.1 seus projetos inscritos, foi-nos informado que haverá o retorno a eles dos preços pagos na hospedagem e na passagem aérea e será possível a retomada extraordnária de estudos no segundo semestre deste ano.

Gostaríamos de reforçar que todos os andamentos estão seguindo os estritos protocolos de segurança e a saúde de todos os alunos está sendo da melhor forma gerida e preservada, estamos aceitando questionamentos e dúvidas em relação a todos os incovenientes em ocorrência. Prezamos pela calma e compreensão de todos.

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Mudanças por causa do coronavírus

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 20 mar 2020 12:08 Data de Atualização: 07 abr 2020 15:00

Nesta semana, apresentamos notícias das nossas alunas Isabelli Sasdelli Tavares, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí e Isabela Chagas Luiz, do curso técnico em Mecânica do Câmpus Joinville. As duas estão realizando projetos de pesquisa no ISEP em Portugal.

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Hoje, dia 18 de Março, completa duas semanas desde que cheguei em Porto. Desde a chegada ao aeroporto de Guarulhos, no dia 03 de Março, já tive boas experiências: lá, encontrei (e conheci) a Isabela Chagas e a Ana Maria, ambas do campus de Joinville e minhas colegas de quarto pelos próximos 3 meses. Após horas em voos e aeroportos, chegamos a nossa nova casa na quarta-feira, dia 04 de Março.

No dia seguinte, 05 de Março, fomos ao ISEP – Instituto Superior de Engenharia de Porto – para conhecer a instituição e resolver questões de documentos, e recebemos, desde o começo, inúmeras orientações sobre o COVID-19. Após esse primeiro encontro, entramos em contato com nossos respectivos orientadores.

Meu professor orientador aqui no ISEP teve um compromisso no Brasil e nosso primeiro encontro foi marcado apenas pra outra semana, o que me permitiu conhecer alguns pontos turísticos e andar pelas clássicas ruas da cidade. Todas as primeiras impressões foram maravilhosas, a limpeza e segurança em todos os lugares, e como tudo é maravilhoso e encantador, fazendo-me sentir em um cenário de filme.

Com a situação do país devido ao coronavírus, todas as aulas foram suspensas e passaram a ser a distância, incluindo as atividades de estágio, que é meu caso. Segui todas as orientações e tive minha primeira reunião online, na segunda-feira, dia 16 de Março. Meu projeto é sobre o VISIR+, um laboratório remoto, que permite realizar experimentos com circuitos elétricos e eletrônicos. Por enquanto, minhas atividades consistem em realizar experimentos com o elemento de circuito eletrônico mais básico, o diodo.

Quanto à Portaria lançada pelo IFSC nesta semana, eu e as outras duas meninas que dividimos o quarto, decidimos ficar e manter o estágio, pois além de ser uma decisão aprovada por nossos pais, nos sentimos seguras aqui em Portugal. Estamos seguindo todas as recomendações. Esperamos que nossos familiares no Brasil, estejam seguros, assim como nós nos sentimos aqui.

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Em busca de um método

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 27 mar 2020 11:59 Data de Atualização: 07 abr 2020 14:47

No post de hoje, o aluno do curso técnico em Informática do Câmpus Gaspar, Bernardo Pires Mesko, nos conta sobre seus primeiros dias de adaptação em outro país. Ele está em Porto, realizando um projeto de pesquisa no Instituto Superior de Engenharia de Porto pelo Propicie 17.

Confiram o seu relato:

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Meus primeiros dias de adaptação foram bem contrastantes com a vida que eu tinha no Brasil. De uma hora pra outra, eu recebi uma liberdade muito maior do que com a que eu estava acostumado e me deparei com uma série de responsabilidades provenientes do fato de que, por exemplo, eu teria que decidir tudo que eu iria comer. Poder sair de casa sem precisar avisar ninguém e quando eu quisesse foi um choque muito grande pra mim e confesso que cheguei a ficar um pouco sobrecarregado com isso (ainda estou um pouco, mas a cada dia vou me adaptando mais e mais, espero).

No meu segundo dia aqui, decidi ir até o Instituto Politécnico do Porto (IPP) para começar a tratar presencialmente dos assuntos do intercâmbio. Fui muito bem acolhido pelo Gabinete de Relações Internacionais e eles também responderam muitas dúvidas minhas e me ajudaram bastante no geral. Também me entregaram um kit que o IPP tem para estudantes de intercâmbio que acabou sendo igualmente útil. Fui instruído a mandar um e-mail para o orientador do meu projeto aqui em Portugal marcando uma primeira reunião e assim o fiz.

Duas das meninas da casa ao lado, a Ana e a Isabela, combinaram com o professor de fazer a reunião junto comigo, então, alguns dias depois, nós três fomos até o ISEP conversar com o orientador. Ele nos levou a um bloco da universidade que tinha umas casas de madeira e continuamos a reunião dentro de uma delas. Fui instruído a estudar Python para contribuir para a minha parte do projeto, o que me deixou bastante contente, pois Python é uma linguagem sobre a qual eu vivo ouvindo coisas boas e agora eu teria um motivo bastante concreto para estudá-la.

Dada a preocupação a respeito do Coronavíírus (nesse período as coisas ainda não estavam na proporção que estão hoje, mais sobre isso depois), o ISEP optou em trabalhar conosco usando prioritariamente métodos de trabalho a distância, como o Microsoft Teams. Além de Python, fui orientado a estudar sobre sistemas multi-agente (MASs) e, no momento, estou relatando meu progresso aos orientadores através da plataforma.

A situação da epidemia do COVID-19 acabou ficando mais séria e começamos a evitar sair de casa cada vez mais. Apesar de tudo, continuo aproveitando a minha estadia, até porque ficar em casa o dia inteiro já era minha rotina no Brasil durante as férias, então pouca coisa mudou.

Estou com um pouco de dificuldades para me adaptar a estudar em casa, porque estou achando difícil de me manter concentrado no que estou fazendo por períodos longos de tempo. Uma solução para esse problema ainda está sendo desenvolvida por mim. Cada dia tento pensar em algum método novo para me manter organizado e creio que estou chegando perto de um que funcione bem.

Enquanto dura esse período de isolamento social, estou fazendo o possível para me manter saudável, dentro de casa, e entretido com os estudos. Mas, parando para pensar, não estou sozinho necessariamente. Meus amigos e minha família falam comigo todos os dias, então a solidão nunca chega de verdade.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Desafios do intercâmbio

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 03 abr 2020 10:13 Data de Atualização: 07 abr 2020 14:45

Olá!

O relato da vez é da aluna do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, Isabela das Chagas Luiz. Ela foi selecionada para participar de um projeto de pesquisa no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP, pelo nosso programa de intercâmbio, o Propicie.

Mesmo com a pandemia do coonavírus que fez o ISEP também suspender suas aulas presenciais, Isabela optou por ficar em Portugual.

Acompanhem o seu relato:

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Os dias que se sucederam a nossa decisão de ficar - minha e de amigas de quarto, Ana Henning e Isabelli Sasdelli - permitiram com que nós focássemos em nossos projetos do ISEP e como organizaríamos nossa rotina. Estabelecemos horários de estudo, das refeições e idas ao mercado, visando o mínimo de saídas possíveis.

São poucos o momento em que saímos de casa e quando saímos seguimos todas as recomendações: evitamos aglomerados, contato físico e sempre higienizando-se. Confesso que saímos para dar uma volta nas ruas próximas de nossa casa, afinal, manter-se focada e produtiva após longa horas diante do computador se torna difícil. Mesmo que só andando pelas calçadas, foi muito inspirador ver coisas que antes tinham passado despercebidas, como azulejos portugueses de um prédio que serviram para uma boa foto.

Quanto ao projeto que realizo, Smarteness, sigo a trabalhar com as planilhas, atualizando e organizando dados. Meu objetivo é finalizar os dados de sete meses. No momento, tenho concluído três e espero finalizar os meses em breve, pois quero aproveitar o máximo de funções que eu possa colaborar no desenvolvimento do projeto.

Em relação a saudade, o que sinto uma significante falta – além de meus pais, irmãos e família em geral – é das comidas feitas por minha mãe, porque mesmo que eu tente, os sabores não se igualam aos que costumava apreciar em minha morada no Brasil. Sinto falta de temperos da horta de casa, do arroz soltinho que minha mãe faz e do almoço típico de domingo. E agora, me contento com o pastel de nata e, mesmo que poucas vezes, o vinho local - ambos muito deliciosos!

Dia 4 de abril, completa um mês que estou fora do Brasil e, embora não tenha “turistado” tanto quanto queria, pude na medida do possível contemplar o local que será minha casa por mais dois meses. Dentre todos os aspectos que pude admirar, a arquitetura foi inigualável. Logo no começo de março, me recordo do dia que vimos pela primeira vez a Ponte Luís I, o cartão postal da cidade de Porto. Era fim da tarde, sol se pondo no horizonte do Rio Douro e havia um trio de artistas tocando músicas que davam a cereja do bolo àquela tarde. Tenho certeza que o sentimento que tive naquele dia não será esquecido facilmente.

Apesar da língua ainda ser o “Português”, foram várias as palavras e expressões que aprendemos, tais como giro (similar a bonito), chávena (similar a xícara) ou até a ausência dos verbos no gerúndio. Espero que tudo se normalize logo e sigo com minhas esperanças, porque sei que o que eu pude conhecer até então foi apenas uma prévia desta cidade Gira!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Semana de reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 03 abr 2020 16:44 Data de Atualização: 03 abr 2020 18:44

Olá!

Sigo trabalhando de casa, como todos os nossos servidores e grande parte da população brasileira. Nesta semana, participei de importantes reuniões por webconferência.

Na terça-feira, tivemos a reunião semanal do Comitê de Gestão de Crises. Fizemos uma avaliação do cenário da pandemia.

Discutimos o papel do comitê e encaminhamos algumas questões para serem abordadas no Colégio de Dirigentes, o Codir, e pelo Conselho Superior, o Consup. 

Uma questão encaminhada ao Consup é a possibilidade do trancamento de matrícula para os alunos da primeira fase dos cursos do IFSC. Tivemos pedidos dos alunos para que o prazo de trancamento fosse flexibilizado, o que consideramos necessário e, como o RDP (Regulamento Didático-Pedagógico) não prevê trancamento para as primeiras fases, vamos apreciar a excepcionalidade no Consup. Além disso, tivemos pedidos de participação no comitê de crises, o que também será apreciado pelo Consup na reunião do dia 6 de abril. 

Também tratamos da possibilidade de termos uma bolsa de pacote de dados para nossos estudantes que estão sem acesso à internet. Estamos tratando disso com as pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Administração (Proad), e também com os câmpus. Já deveremos ter essa bolsa disponibilizada para esses casos na semana que vem, o que é extremamente necessário. 

Além disso, o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, apresentou para o comitê a síntese dos resultados da pesquisa de avaliação das medidas de enfrentamento, que fizemos na semana passada. Tivemos cerca de 8 mil respostas, entre alunos e servidores. Agora estamos discutindo os resultados para definir estratégias que nos ajudem a lidar com o atual cenário e com as dificuldades que enfrentamos e ainda iremos enfrentar. 

Codir

Na quarta-feira, tivemos uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, para encaminhar o plano de trabalho dos servidores. Finalizamos um modelo de plano de trabalho setorial para gestão da jornada dos servidores técnico-administrativos durante o período de distanciamento social. Estabelecemos que o registro deve ser feito considerando a data de 1º de abril como início e seguirá até o fim da medida de distanciamento social. O controle da jornada dos servidores docentes segue pelo SIGAA, Plano e Relatório Semestral de Atividade Docente (PSAD e RSAD) e agenda Zimbra.

Destaco que documento é interno e foi elaborado para resguardar os servidores. Sabemos do momento difícil e inusitado que estamos vivendo, porém esse registro é uma forma de proteger os técnicos administrativos de alguma vulnerabilidade em relação às suas atividades.

Conif

Na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, na terça-feira, tratamos da Medida Provisória que vai liberar recursos para os institutos desenvolverem ações de prevenção e enfrentamento, como as máscaras que já temos feito. Poderemos propor ações de fabricação de álcool gel, sabão, aventais, equipamentos de proteção individual (EPI), assim como ações de ajuda e de prevenção - como campanhas.

Já apresentei essas possibilidades para nossos diretores-gerais de câmpus e todos estão pensando em como organizar. Também tratamos das possibilidades de ofertar mais cursos a distância com fomento do MEC, principalmente cursos de qualificação que possam ser oferecidos neste período de distanciamento social. Isso também foi uma chamada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica para a Rede Federal. Inclusive, o secretário Ariosto Antunes Culau participou do início da reunião do Conif para dar os encaminhamentos dessas ações.

Abordamos também as questões relativas a pessoal, como as instruções normativas que recebemos nos últimos dias sobre o cancelamento de alguns benefícios dos servidores nesses tempos de distanciamento. Somos totalmente contra qualquer tipo de prejuízo nesse sentido e esse é um tema que será debatido na reunião do Comitê de Emergência do MEC.

Na segunda-feira, o Conif publicou uma nota pública sobre o atual contexto. Leiam aqui.

E hoje, o Conif seguiu reunido, dando encaminhamento a várias questões relativas a instruções normativas.

Outros assuntos:

- Página sobre coronavírus: Nesta semana, organizamos os principais conteúdos que produzimos sobre a pandemia e as medidas institucionais em relação ao coronavírus. Nossa intenção foi facilitar o acesso a esse tipo de informação pela nossa comunidade acadêmica. Convido todos a acessarem: https://www.ifsc.edu.br/covid-19

- Cumprimento dos dias letivos: Foi publicada, na quarta-feira, a Medida Provisória Nº 934, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior diante da pandemia do coronavírus. Isso nos desobriga a cumprir os 200 dias letivos, desde que a carga horária mínima anual seja cumprida. Vamos analisar a questão no Conif e no IFSC.

E na próxima semana, teremos reunião do nosso Conselho Superior, o Consup, na segunda-feira, dia 6. Iremos analisar contexto atual, impactos no IFSC e encaminhamentos necessários. 

Já no dia 8, quarta, haverá outra reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, para tratar sobre os eventos do IFSC, nosso calendário de ingresso e a transição das equipes nos câmpus. 

Continuem em casa, tomando os devidos cuidados, e até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Manutenção do calendário do IFSC e reunião do Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 27 mar 2020 17:10 Data de Atualização: 27 mar 2020 18:23

Olá!

Tivemos mais uma semana de distanciamento social. No IFSC, seguimos com as aulas presenciais suspensas até 16 de abril, mas o Comitê de Gestão de Crises – em reunião por webconferência, na última terça-feira – reafirmou a manutenção do calendário acadêmico com a realização de atividades não presenciais, remotas.

Nossos professores estão sendo orientados a passar essas atividades pelas mais diversas formas, usando a tecnologia para aproximar nossos alunos, registrando as atividades no sistema acadêmico. Assim, os alunos devem ficar atentos e em contato com a coordenação do seu curso e com seus professores. Aqueles estudantes que, porventura, tenham dificuldades de falta de estrutura e não estejam conseguindo acompanhar as atividades, podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados.

Quando retornarmos às aulas presenciais, iremos avaliar os casos e ver como fazer para repor o conteúdo e as aulas práticas.

Também estamos buscando formas de resolver as dificuldades dos alunos em acessar a internet. Creio que na semana que vem teremos formas de viabilizar essa condição de acesso. Fiquem atentos às informações! 

Buscando esclarecer ainda mais nossa comunidade acadêmica, gravei um vídeo sobre este momento que estamos vivendo, que já foi divulgado nesta semana em nossos canais de comunicação. Compartilho aqui também:
 


Reunião do Conif

Nesta semana, tivemos reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, também por webconferência, já que estamos todos em nossas casas fazendo a nossa parte para evitar o contágio do coronavírus. Três encaminhamentos em forma de ofício foram feitos.

No ofício nº 86/2020, respondemos um pedido do Ministério da Economia explicando que, diante da velocidade incomum dos fatos, a Rede Federal não conseguiu programar o afastamento das pessoas e determinou essa operação no curso instantâneo da realidade. Destacamos ainda que a volubilidade desse retrato situacional impede a Rede de mensurar, com segurança, seus dados de distribuição e composição de pessoal.

Um segundo ofício – nº 87/2020 – foi encaminhado para o secretário Ariosto Antunes Culau, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, buscando uma análise sucinta das questões legais, técnicas e pedagógicas da portaria do MEC nº 343/2020 (Retificada pela Portaria MEC nº 345/2020), que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus.

Por fim, o Conif enviou um ofício para todos os dirigentes da Rede Federal – nº 88/2020 – adiando para setembro de 2021 a 44ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, que será realizada em Belém, no Pará. A. 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, que será em Campo Grande (MT), também foi adiada para setembro de 2022.

A 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais – JIF, que será em São José do Rio Preto (SP), foi adiada para 2021, assim como o XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi, que será em Porto Velho (RO).

Peço que nossos alunos e servidores sigam acompanhando nossos canais de comunicação oficiais e permaneçam em suas casas realizando as suas atividades.

Estamos acompanhando as orientações e os encaminhamentos de nossos governantes, bem como da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na próxima semana, teremos mais uma reunião do nosso Comitê de Gestão de Crises e novas medidas poderão ser anunciadas.

Outros assuntos:

- Cursos de qualificação: Decidimos suspender as inscrições de cursos de qualificação presenciais que estavam abertas, mantendo apenas as inscrições para os cursos ofertados a distância pelo nosso Cerfead. Para quem quiser se inscrever, as informações estão no nosso site.

- Produção de máscaras: Como muitos devem ter visto na imprensa, estamos auxiliando na produção de máscaras para proteção das equipes da área de Saúde por meio de impressoras 3D que temos no Câmpus Florianópolis. Estamos muito orgulhosos do empenho de nossos alunos e servidores nesta missão de ajudar quem precisa e quem está cuidando da gente. Outros câmpus também estão produzindo as máscaras para ajudar no enfrentamento da pandemia. 

Estamos separados, mas fazendo o que podemos para ficarmos perto, ainda que virtualmente. Continuem com a gente! #IFSCemcasa

Até mais!

BLOG DA REITORA

Coronavírus e suspensão das atividades presenciais no IFSC

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 20 mar 2020 12:50 Data de Atualização: 20 mar 2020 14:03

Olá!

Como todos acompanharam, tivemos uma semana de grandes decisões no IFSC – seguindo o que vem ocorrendo no nosso estado, no País e em todo o mundo – em função da pandemia do coronavírus. Vou destacar no post de hoje as decisões que tomamos desde o último domingo e que estão sendo divulgadas em nossos canais oficiais de comunicação.

Ainda no último domingo (15), decidimos suspender as aulas em todos os nossos câmpus, num primeiro momento, até 31 de março. Tivemos uma reunião do Comitê de Gestão de Crises do IFSC na segunda à tarde e também decidimos que os servidores deveriam trabalhar de casa para evitarmos a circulação de pessoas. Essa e outras medidas foram publicadas na Portaria nº 1178.

Seguem suspensas até 16 de abril todas as solenidades de formaturas, eventos e reuniões previstas para espaços de grande aglomeração de pessoas -  da mesma forma que as viagens institucionais de servidores e alunos. Nossos intercambistas foram orientados a retornarem ao Brasil. Para os estudantes que cursam dupla-titulação internacional, a orientação foi que eles decidam pela permanência ou retorno, em diálogo com familiares ou responsáveis - ouvindo sempre a instituição estrangeira.

Na segunda à noite, o Governo de SC também determinou a suspensão de aulas nas redes estadual e privada por 30 dias, com outras medidas restritivas e demais orientações. Como somos um órgão federal, o decreto do Governador não tem prerrogativa para interferir na decisão do nosso calendário, uma vez que somos amparados pelas portarias do Ministério da Educação nº343 e 345. Mas, na reunião do Comitê de Crises de quarta-feira, decidimos estender nossa suspensão de aulas também para 30 dias – até 16 de abril, por enquanto. Também determinamos o fechamento de todos os nossos prédios, mantendo apenas a segurança patrimonial. As novas medidas foram publicadas na Portaria nº 1211.

Calendário acadêmico 

Por enquanto, decidimos manter o calendário acadêmico para que as perdas dos alunos não sejam tão grandes. Orientamos que os professores elaborem atividades a distância para seus alunos, utilizando os recursos tecnológicos que temos.

Se suspendermos o calendário, todas as aulas e dias letivos deverão ser repostos. Agora, mantendo as aulas não presenciais como estamos fazendo, muitas atividades podem ser feitas e depois consideradas. Além disso, permanecermos conectados acaba garantindo união e solidariedade, que são tão importantes nesse momento. 

Estamos atentos aos alunos que têm dificuldade de conexão com a internet, e eles não serão prejudicados. Nossos professores estão se adaptando e buscando formas de melhorar esse contato.

#IFSCemcasa

Lançamos ontem uma campanha em nossas mídias sociais chamada #IFSCemcasa. A ideia é justamente ressaltar o fato de que não estamos de férias – nem alunos e nem servidores. 

Estamos mantendo as atividades a distância. Os estudantes devem ficar atentos às atividades enviadas por cada professor(a). Os servidores devem seguir trabalhando remotamente, alinhados com a carga de trabalho acordada e acompanhada pelas chefias.

Entendemos que precisamos manter os alunos conectados com a gente, pois vamos ter um longo tempo de isolamento físico e essa conexão ajuda a todos nós. O distanciamento social é necessário para conter a pandemia, mas queremos ter o cuidado de que vocês não se sintam sozinhos. Seguimos acompanhando a vida acadêmica de vocês para juntos enfrentarmos esse período. 

Estamos vivendo um momento difícil e tudo o que pudermos fazer para minimizar esse afastamento é válido. Não tenho dúvidas de que vamos aprender muito com essa situação.

Reforço a orientação para que todos nós fiquemos em casa. Precisamos fazer a nossa parte. 

Dúvidas

Sabemos que há muita incerteza e que o cenário muda a toda hora, o que nos faz ter que tomar decisões rápidas e novas medidas sempre que necessário. Sabemos que isso pode gerar confusão ou angústia na nossa comunidade acadêmica.

Para esclarecer o que está acontecendo no momento na instituição, no Blog do IFSC, tem um post respondendo às dúvidas que recebemos de alunos e servidores. Cliquem aqui para ler e, se precisarem de mais esclarecimentos, entrem em contato com a gente.

É fundamental, ainda mais em um momento de crise como o que estamos vivendo, que vocês se informem pelos nossos canais oficiais de comunicação. Destaco o Portal do IFSC e os sites de câmpus, nossas mídias sociais e o e-mail institucional. Sabemos que podem circular informações via Whatsapp, mas solicitamos que sempre verifiquem a veracidade antes de compartilharem.

Às vezes, não é nem só a questão de ser verdade, mas pode ser que não seja a decisão final ou seja apenas alguma discussão descontextualizada. Portanto, as medidas que tomarmos são válidas a partir do momento em que publicamos em nosso site. 

Podemos anunciar novas medidas no decorrer dos dias, diante do aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Nosso Comitê de Gestão de Crises está acompanhando todos os acontecimentos e em alerta para analisar o cenário e tomar outras decisões se julgarmos necessário.

Seguimos por aqui - a distância, mas conectados – e talvez mais unidos do que nunca num esforço conjunto para que possamos superar essa pandemia.

Até mais!

BLOG DA REITORA

Coronavírus e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 13 mar 2020 17:41 Data de Atualização: 13 mar 2020 18:13

Olá!

Nesta semana, acompanhamos com preocupação o aumento dos casos do coronavírus no mundo e no Brasil e a identificação dos primeiros casos em Santa Catarina. Diante desse cenário, divulgamos agora à tarde uma nota oficial em que anunciamos as primeiras medidas que serão tomadas pelo IFSC como forma de evitar a propagação do vírus. Leiam a nota na íntegra aqui.

Conforme anunciamos, suspendemos a realização das solenidades de formaturas a partir da próxima semana. Estamos acompanhando os nossos intercambistas que estão na Europa e solicitamos que sigam as orientações das instituições onde estão estudando.

No momento, seguindo recomendação do Ministério da Educação, não haverá suspensão de aulas. Estamos reforçando as orientações pra nossa comunidade acadêmica no que diz respeito aos cuidados de higiene e prevenção. Recebemos, inclusive, um ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, com essas orientações.

Na próxima semana, teremos reunião do Colégio de Dirigentes na terça-feira e vamos discutir todo esse cenário. Decidimos suspender a reunião do nosso Conselho Superior, que seria na segunda-feira, evitando a circulação de pessoas de diferentes regiões.

Novas medidas poderão ser anunciadas até considerando possíveis orientações do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), do qual participamos por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. O Conif, inclusive, divulgou uma nota oficial sobre o assunto.

Conif

Falando em Conif, fiquei a maior parte da semana em Brasília participando da 104ª Reunião Ordinária do Conselho. Na pauta, além de discutirmos sobre a situação nas instituições diante do coronavírus, tivemos a presença do professor Israel, deputado federal do Distrito Federal e membro da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar Mista da Educação da Câmara dos Deputados. Esta ação inicia uma série de diálogos que teremos com parlamentares no âmbito do Conselho. Nossa intenção é reforçar o papel das instituições da Rede Federal e buscar apoio para emendas parlamentares.

Outro ponto de pauta foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Os coordenadores da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep Ulysses Teixeira, Fernanda Marsaro e Tarcísio Ribeiro apresentaram o documento “Enade e Indicadores da Educação Superior”. Tivemos a oportunidade de conhecer algumas propostas de alteração do exame. Entre as sugestões de mudança que estão em análise, estão as alterações no procedimento de enquadramento dos cursos e na data de aplicação do Exame.

Outros assuntos:

- Café das Mulheres: Na segunda de manhã, fizemos um café para nossas servidoras na Reitoria em homenagem ao Dia das Mulheres.
 Importante data para comemorar conquistas, mas também para continuar lutando pela igualdade.

- Formatura: Na terça-feira, participei da formatura dos cursos superiores do Câmpus Florianópolis, realizada no Centro de Eventos da UFSC. É muito gratificante participar desse momento em que a instituição celebra a conclusão da formação dos nossos novos tecnólogos e engenheiros, que certamente vão fazer a diferença!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Relato de Gisele Gandin | COVID 19

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mar 2020 11:14 Data de Atualização: 13 mar 2020 11:30
Relato de Gisele Gandin - COVID 19
"Todas as aulas de Deusto (e de todas as escolas e universidades de Bilbao) estão suspensas até o dia 27 de março."


Boa tarde,

 

Gostaria de avisar que cheguei em Bilbao dia 5 de Março e vim à Universidade de Deusto dia 6. Já estou alocada no meu laboratório e no meu projeto. Todas as aulas de Deusto (e de todas as escolas e universidades de Bilbao) estão suspensas até o dia 27 de março. A biblioteca também permanecerá fechada neste período.

 

Nossos projetos continuam de forma remota. Porém, para mim, isto é um problema, pois não tenho um local adequado como é o laboratório da faculdade para trabalhar. Já enviei um email para os Assuntos Internacionais daqui questionando sobre poder usar esses espaços durante este período. Em seguida, enviarei um email para minha orientadora sobre as atividades que poderei realizar nestas duas semanas.

 

Daqui a pouco irei fazer compras e verificar a situação dos mercados na cidade. A expectativa é que aqui fique igual a Itália dentro de uma semana. O país basco decretou emergência sanitária.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Posse em Urupema e formaturas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 06 mar 2020 14:14 Data de Atualização: 06 mar 2020 14:37

Olá!

Nesta semana, tivemos a posse da nova direção-geral do Câmpus Urupema. Participei da cerimônia ontem no câmpus.

A professora Evelise Zerger é a nova diretora e tem, como chefe do Departamento de Administração, a técnica Andreia Willrich, e como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, a professora Carolina Panceri.

Como já mencionei aqui, já tivemos a troca de direção-geral em quatro dos 21 câmpus que tiveram eleições no ano passado. Nos demais, as novas equipes iniciarão a gestão a partir de abril.

Formaturas

Estamos na época de formaturas, quando sempre nos emocionamos com a conquista dos nossos alunos e “entregamos” para a comunidade bons profissionais que irão ajudar no desenvolvimento do nosso País.

No sábado passado, participei da formatura das primeiras turmas de cursos superiores do Câmpus Criciúma, um momento histórico para o câmpus e para o IFSC. No discurso que fiz na solenidade, destaquei a importância da expansão dos Institutos Federais e a necessidade, ainda mais no contexto atual, de que a educação seja uma política de Estado e não de governo. Contamos com o engajamento da sociedade neste movimento de defesa e de luta pela educação pública.

Ao vermos toda uma comunidade em festa, como ocorreu em Criciúma, ficamos satisfeitos ao ver que estamos fazendo um trabalho importante em cada região do nosso estado. 

Na terça-feira, participei da formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Florianópolis, realizada no Centro de Eventos da UFSC. Foram 170 novos técnicos formados e foi um momento de muita emoção e alegria! 

Hoje passei o dia no Câmpus Lages, conversando com os servidores. À noite também participo de formatura.

Imprensa

Recebemos, na manhã de terça, o jornalista Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo ND - empresa de comunicação multiplataforma que atua em todo o estado e é um parceiro estratégico do IFSC. Na reunião, acompanhada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, conhecemos melhor os indicadores de audiência e a abrangência dos veículos web, televisivos, de rádio e de jornal impresso.

Tratamos de dois temas principais: o interesse de uma parceria institucional para promovermos a prática esportiva utilizando a infraestrutura do Câmpus Florianópolis dentro de um projeto de extensão e fomos convidados a participar da inauguração do que Petrelli chamou de primeira redação integrada da região. O evento será em abril, aqui em Florianópolis.

Tenho feito esforços durante minha gestão para atender a imprensa e, como comentei na reunião, temos colhido bons resultados dessa prática de transparência. Por exemplo, quando da crise dos cortes orçamentários em 2019, conseguimos pela imprensa séria e responsável informar nossa comunidade IFSC e a sociedade em geral sobre a realidade dos recursos e tranquilizar principalmente pais e alunos quanto aos impactos que poderiam vir à tona se o MEC mantivesse os bloqueios.

Esperamos continuar com o apoio da imprensa que tanto nos ajuda a divulgar nossas oportunidades à população, além de mostrar os nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Outros assuntos:

- Dia Internacional da Mulher: Na quarta-feira, estive no Câmpus São José, que preparou uma Semana da Mulher. A data sempre fortalece a reflexão para a presença das mulheres em diversos contextos e para a desigualdade de gênero que ainda sofremos. Como mulher e gestora de uma instituição como o IFSC, vejo o quanto precisamos discutir a questão e apoiar a formação de mulheres empoderadas e cientes do seu papel de transformação.

- Nota de pesar: Infelizmente, ontem recebemos com muito pesar noticia  do falecimento de uma servidora nossa, a Mariana Gomes Santos, que, atuava no Registro Acadêmico do Câmpus Florianópolis. É muito triste perdemos uma pessoa tão jovem. Manifestamos nossas condolências a sua família, amigos e colegas. 

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Reunião Geral e inauguração na Reitoria e Câmpus Continente

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 28 fev 2020 17:29 Data de Atualização: 28 fev 2020 17:42

Olá!

Depois do recesso de Carnaval, voltamos às atividades na quarta-feira com nossa tradicional reunião geral com todos os servidores da Reitoria. Fiquei feliz em ver nosso auditório lotado, o que demonstra como conseguimos crescer nos últimos anos em número de servidores.

Durante a conversa que tive com os servidores, fiz uma retrospectiva de 2019, que foi um ano difícil diante do contingenciamento orçamentário, mas em que conseguimos manter nosso trabalho priorizando sempre o atendimento aos alunos.

Neste ano, também estamos apreensivos já que só tivemos 57% do orçamento 2020 aprovado – e sendo que o orçamento deste ano é menor do que o de 2019. Nossa expectativa é que o restante do valor seja aprovado pelo Congresso Nacional até junho.

Por meio de uma articulação política junto à bancada catarinense, conseguimos garantir recursos de emendas parlamentares que iremos utilizar para a reforma do Câmpus São Lourenço do Oeste, para obras de acessibilidade nos câmpus e para a reforma de um prédio na Avenida Mauro Ramos que será utilizado pelo Cerfead. 

Comentei também sobre o ofício que recebemos do MEC em relação a gasto de pessoal e da nota que o Conif publicou na semana passada – e que divulgamos no nosso site - comunicando que os atos oficiais de progressão e promoção funcional e benefícios obrigatórios ocorrerão normalmente na Rede Federal e que, em relação aos novos provimentos e contratações de substitutos, cada instituição fará as avaliações necessárias de modo a não prejudicar o funcionamento das atividades acadêmicas.

Falei ainda da transição de gestão, considerando que meu mandato termina em 18 de abril. Como já divulguei aqui, iniciamos as reuniões com a equipe eleita para fazermos essa mudança de forma tranquila e sem sobressaltos para a instituição.

Como pauta da reunião, tivemos também a apresentação de quatro trabalhos de servidores da Reitoria que tiveram a oportunidade de participar de mestrados. Foi muito bacana poder ver o resultado desse investimento que a instituição faz e perceber como os estudos trazem retorno prático para o IFSC em forma de aprimoramento de processos.

Inauguração da portaria

Para finalizar as atividades de quarta-feira, tivemos a entrega oficial da nova portaria de acesso ao Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria. Esta era uma demanda necessária desde que nosso câmpus entrou em funcionamento e que se tornou ainda mais fundamental quando o prédio da Reitoria veio para o mesmo terreno em 2011.

Por dificuldades orçamentárias e até de liberações externas, só conseguimos iniciar a obra no ano passado e, finalmente, contamos com uma entrada que garante a segurança dos nossos servidores e alunos. A nova estrutura já foi feita seguindo os princípios de acessibilidade e contribui para nossa divulgação institucional, destacando nossa marca e deixando mais evidente para a comunidade que o IFSC está presente nesta região.

Outros assuntos:

- Formatura: Ontem viajei para o Vale do Itajaí para participar da formatura do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Gaspar. É sempre emocionante estar presente nesta etapa final dos nossos estudantes e ver a felicidade não só deles, mas de toda a família pela conquista.

- Mestrado: Hoje de manhã, acompanhei a primeira defesa da segunda turma do nosso Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional, o ProfEPT. Este é um programa fundamental, pois é focado na nossa rede e os resultados dos trabalhos são muito relevantes e aplicáveis nos institutos. Inclusive, o mestrado está com inscrições abertas até 18 de março.

E amanhã participo de mais uma formatura no Câmpus Criciúma, dos primeiros cursos superiores do câmpus, Licenciatura em Química e Engenharia Mecatrônica.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Relato de Diego Bairrão | DUPLA-TITULAÇÃO

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 28 fev 2020 09:09 Data de Atualização: 28 fev 2020 09:25
Relato de Diego Bairrão | DUPLA-TITULAÇÃO
Os três alunos selecionados da Dupla-Titulação (Diego Bairrão, Vitor Silveira e Eduardo Lacerda), quando recém chegados no Porto.
Boa Noite,
 
Escrevo este e-mail para reportar que as coisas vão muito bem. A adaptação ao clima está sendo muito tranquila, bem como os horários dos auto carros e metros. Há uma tranquilidade muito grande para transitar pelos locais: não há preocupação alguma para andar mexendo no celular ou parar em algum local ermo. Já conheço os principais pontos do Porto e, recentemente, fui a Braga.
 
Os colaboradores do ISEP são muito solícitos e atenciosos: não há o que reclamar deles, pelo contrário, só agradecer!
 
Agora as aulas começaram a engrenar então estamos começando a adquirir o ritmo de estudos daqui; acredito que teremos uma excelente estadia e um desenvolvimento ímpar.
BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Conif e Consup

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 21 fev 2020 17:54 Data de Atualização: 21 fev 2020 18:07

Olá!

Passei a semana em Brasília, onde participei de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Tivemos a posse da nova diretoria executiva. Quem assumiu a presidência foi o professor Jadir José Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pela primeira vez, duas mulheres compõem a diretoria: a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC) e nossa parceira de estado, Sônia Regina de Souza Fernandes, e a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos.

Discutimos muito sobre os efeitos do Ofício Circular nº 08/2020/GAB/SPO-MEC, que trata do Orçamento de Pessoal para 2020 e que surpreendeu as instituições públicas de educação. Como já devem ter visto, o Conif publicou uma nota oficial sobre as despesas de pessoal na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica comunicando que os atos oficiais de progressão e promoção funcional e benefícios obrigatórios ocorrerão normalmente na Rede Federal.

Em relação aos novos provimentos e contratações de substitutos, cada instituição fará as avaliações necessárias de modo a não prejudicar o funcionamento das atividades acadêmicas e evitando prejuízos à formação dos estudantes. A nota na íntegra pode ser lida aqui.

Na reunião, também tivemos a assinatura de um acordo com a Embaixada da Espanha, que abrirá novas oportunidades de parcerias para nossas instituições e alunos. Nesse sentido também, tivemos ainda um relato da missão do Conif para a Colômbia, da qual participei, e teremos, como resultado, um edital para jovens pesquisadores em parceria com o Tecnológico de Antioquia, do qual nossos estudantes poderão participar.

Tivemos a presença de integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec – inclusive, do secretário Ariosto Antunes Culau. Tratamos com eles sobre a questão orçamentária, as prioridades para a Rede Federal e sobre editais de inovação que serão lançados a partir de março.

Sobre a MP 914/2019, que dispõe sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II, estamos – via Conif – fazendo articulações no Congresso Nacional solicitando a retirada dos IFs da medida, considerando que temos uma legislação já consolidada e um processo democrático que respeita a paridade da comunidade acadêmica.

Prêmio Conif de Jornalismo

Durante a reunião desta semana, tivemos o anúncio dos vencedores do Prêmio Conif de Jornalismo, e um contemplado foi de Santa Catarina. O jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Pepperi de São Miguel do Oeste, foi o vencedor da categoria Rádio com a reportagem “Além da sala de aula”, que mostra iniciativas do nosso Câmpus São Miguel do Oeste na inclusão de pessoas e grupos que estão fora da escola.

Parabéns ao profissional que nos ajudou a mostrar a importância de trazer essas pessoas para nossa instituição e de permitir que elas mudem suas vidas por meio da educação. Temos na imprensa uma grande parceira para divulgar nossas oportunidades e o que fazemos para a população. Ficamos orgulhosos de termos um profissional do nosso estado reconhecido por isso. Em breve, faremos a entrega da premiação.

Consup

Na segunda-feira, tivemos a primeira reunião do Conselho Superior do IFSC deste ano, nosso órgão máximo e deliberativo. Como destaque da pauta, tivemos a aprovação do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, que é o instrumento que nos dá base para atuar em prol de uma sociedade que tanto carece de educação pública de excelência.

Com a característica de construção coletiva que faz parte dos nossos processos, o PDI 2020-2024 do IFSC foi desenvolvido a partir de uma profunda análise do que temos feito enquanto Instituto e do quanto precisamos e podemos avançar. Nesse sentido, tivemos avanços como a integração da cadeia de valor, a apresentação de um projeto pedagógico institucional mais coeso, um plano estratégico mais consistente e sistematizado e um plano de oferta de cursos e vagas com otimização do quadro docente e critérios de priorização de novas vagas.

O documento será disponibilizado em março. Todo o processo de construção está disponível no nosso site.

Também tivemos a aprovação do regimento interno do nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, o Cerfead. Isso é um reconhecimento da importância do Cerfead que terá, inclusive, um(a) diretor(a) escolhido pelos servidores e alunos de lá.

A reunião não foi transmitida ao vivo por um problema técnico, mas a gravação está disponível aqui.

Até a próxima semana e um bom carnaval a todos!

BLOG DA REITORA

Posse de gestores e Codir

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 fev 2020 16:19 Data de Atualização: 14 fev 2020 17:43

Olá!

Nesta semana, participei das cerimônias de posse de novos diretores-gerais eleitos. 

Na terça-feira, estive no Câmpus São José, onde o professor Tiago Semprebom assumiu o cargo. A equipe de gestores é formada também pelo professor João Carlos Bez Batti como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, a assistente em administração Sabrina Miranda Covalski como chefe do Departamento de Administração e a assistente de alunos Samanta Casagrande da Silva como chefe do Departamento de Assuntos Estudantis.

Na cerimônia de posse, lembrei das dificuldades que tivemos com cortes no orçamento nos últimos anos e destaquei que promover a permanência e o êxito dos estudantes é um dos grandes desafios do Instituto Federal para o futuro.

Na quarta-feira, estive na cerimônia de posse da nova equipe da Direção-Geral do Câmpus Florianópolis. O professor Zízimo Moreira Filho assumiu como novo diretor-geral e tem como vice-diretor Humberto Francisco Beirão Júnior. A diretora de Ensino é a professora Paula Borges Monteiro, o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão é o professor Rogério de Souza Versage e a diretora de Administração é Roseléa Lisiane Klafke Scheibler. Também destaquei os desafios da gestão, sempre com objetivo de termos mais oportunidades para a população e as possibilidades de transformação que a educação pública promove na sociedade. 

Agradeço aos antigos gestores pela dedicação e trabalho e desejo sucesso às novas equipes. Coragem e otimismo são necessários para exercer a gestão pública. Precisamos sempre buscar motivação em nossos alunos para continuar acreditando e trabalhando pela educação pública!

Tivemos troca de diretores-gerais também em Palhoça Bilíngue e Urupema. Os demais diretores eleitos assumem em abril.

Transição na Reitoria

Falando em mudanças, ontem tivemos a primeira reunião para dar início ao processo de transição na Reitoria. Meu mandato se encerra em abril.

Recebemos o professor Maurício Gariba Júnior junto com a sua equipe e apresentamos a estrutura e as atividades do Gabinete e das pró-reitorias. Teremos reuniões setoriais, até a troca de gestão, de forma a fazer essa mudança de maneira tranquila e segura para a instituição, o melhor para o IFSC continuar avançando. 

Os novos gestores deverão se reunir com as pro-reitorias para já irem conhecendo as atividades, as pessoas e o trabalho desenvolvido. 

Colégio de Dirigentes

Nesta sexta, tivemos a primeira reunião do Colégio de Dirigentes deste ano. Tivemos uma apresentação sobre a missão que fizemos em Portugal para consolidar e ampliar a internacionalização e nossas parcerias e outra sobre os dados do nosso concurso do ano passado.

Na pauta, também tratamos do Orçamento 2020, em que apresentamos o valor real aprovado pelo Congresso, da nova normativa de distribuição de estagiários e tivemos a prestação de contas dos nossos maiores eventos do ano passado: o JIFSC e o Sepei.

No Codir também fizemos uma homenagem a dois dos diretores-gerais que já encerraram as gestões: Carmem Beck, do Câmpus Palhoça Bilíngue, e Saul Silva Caetano, do Câmpus São José. Foi uma forma de expressar nossa gratidão a eles por esse tempo de parceria nas decisões desse colegiado tão vital para a nossa instituição. 

Por um problema técnico, não tivemos transmissão ao vivo pelo nosso canal no YouTube, mas a gravação da reunião está disponível aqui (manhã) e aqui (tarde).

Início do semestre

Nesta semana, iniciamos o semestre letivo em todos os nossos câmpus. Gravei uma mensagem de boas-vindas aos nossos alunos que foi divulgada em nossos canais.

Na próxima segunda, é a vez de recebermos os calouros dos nossos cursos de graduação que ingressaram por meio do Sistema de Seleção Unificada. Desejo boas-vindas que que vocês sejam muito felizes e aprendam muito por aqui.

Até mais!

BLOG DA REITORA

Missão do CONIF na Colômbia

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 fev 2020 13:38 Data de Atualização: 07 fev 2020 16:12
Missão do CONIF na Colômbia
Reitora Maria Clara em Reunião no Instituto Tecnológico Metropolitano, Medellín, Colômbia

O CONIF (Conselho Nacional dos Institutos Federias) está no momento realizando uma missão institucional na Colômbia. Representando o IFSC, nossa Reitora, Maria Clara Kaschny Schneider, está participando de reuniões e congressos que visam fortalecer as relações entre as Instituições latinoamericanas, além de dar um panorama na situação e desenvolvimento da educação no continente.

A breve visita ao país vizinho tratará de muitos encontros e firmações de possíveis cooperações entre o nosso Instituto Federal e organizações de educação da Colômbia e, em momentos futuros, do restante da América Latina e Caribe. Esta jornada promete dar início aos planos de futuramente abrir programas de intercâmbio e parcerias do Brasil com a nossa vizinhança.

 

Ansiosos para um intercâmbio caliente? Aguardem mais notícias.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Missão Institucional IFSC-Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 21 jan 2020 11:09 Data de Atualização: 07 fev 2020 16:10

 

Do dia 11 ao dia 22 de Janeiro, uma equipe do IFSC partiu para mais uma missão a fim de aprimorar os laços do nosso Instituto Federal com escolas de nível técnico e superior portuguesas. Maria Clara, nossa Reitora, Fernanda Emanuela, assessora internacional, Rubipiara Cavalcante,  diretor do Polo de Inovação do IFSC e professor da engenharia elétrica do campus Florianópolis e Thiago Meneghel, diretor do campus Lages realizaram uma série de visitas aos campus dos Institutos Politécnicos já parceiros do IFSC, com o intuito de celebrar a união entre nossas instituições.

Também compareceram ao Instituto Politécnico de Coimbra e a Universidade de Évora, onde foram estabelecidos acordos de cooperação e parceria, possibilitando futuras possibilidades de intercêmbio entre Brasil e Portugal.

 

Nós, do pessoal do IFSC, em busca das melhores oportunidades para nossos alunos, comemoramos estas novas parcerias que poderão estender a produção acadêmica de nossa instituição pelo mundo!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Internacionalização e início das aulas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 07 fev 2020 14:53 Data de Atualização: 07 fev 2020 15:38

Olá!

Estou de volta com nossos posts semanais e já começo compartilhando muitas novidades para este ano, resultado de uma missão que o IFSC realizou na Europa.

Em janeiro, viajei a Portugal junto com a assessora de Assuntos Internacionais do IFSC, Fernanda Emanuela Ferreira; com o diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel; e com o diretor do nosso Polo de Inovação, Rubipiara Cavalcante Fernandes. Nossa intenção foi estreitar relações com as instituições portuguesas com que já temos parcerias e abrir novas oportunidades, assim como acompanhar o desempenho dos nossos alunos da dupla titulação e intercambistas. 

Portugal é o País para o qual mais enviamos estudantes por meio do nosso programa de intercâmbio, o Propicie, e pelo programa de Dupla Titulação. Ficamos muito orgulhosos com o retorno dos professores e gestores daquelas instituições, que muito elogiaram nossos alunos pelo desempenho nas aulas e nos projetos de pesquisa dos quais eles participam.

Nos reunimos com gestores de instituições onde já temos parcerias firmadas, como foi o caso dos institutos politécnicos do Porto e de Setúbal e Beja. Avaliamos que os projetos estão sendo bem realizados pelos nossos estudantes e ficamos felizes com o resultado. Aproveitamos a visita para buscar ampliar nosso programa de Dupla Titulação, que hoje desenvolvemos com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP, contemplando os cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e Engenharia Mecânica do Câmpus Lages.

Visitamos ainda instituições com as quais não tínhamos parceria e ampliamos assim as oportunidades de intercâmbio para nossos alunos. Assinamos um memorando de entendimento com o Instituto Politécnico de Coimbra, que será mais um destino possível para nossos alunos realizarem projetos de pesquisa por meio do Propicie a partir deste ano. Além disso, vamos amadurecer a possibilidade de termos Dupla Titulação com cursos de engenharia, Ciências da Computação, Processos Industriais e da área agrícola. Professores do Câmpus Lages devem ir até Portugal para alinhar as questões de ensino e avançar nas tratativas.

Fizemos uma nova reunião na Universidade de Évora. No ano passado, tínhamos visitado a instituição e gestores do Câmpus Urupema também viajaram pra lá para buscar parcerias com os cursos oferecidos pelo câmpus. Avançamos na discussão de ter Dupla Titulação com essa instituição para os cursos superiores de tecnologia em Viticultura e Enologia e de Hotelaria, além de alinharmos o entendimento para nossos alunos dos cursos superiores de Gastronomia, Enologia e Turismo terem a possibilidade de cursar o mestrado na universidade com aceite das nossas graduações.

No Instituto Politécnico de Viseu, abrimos a possibilidade de termos Dupla Titulação com os cursos de Engenharia Civil do IFSC. Vamos reunir os coordenadores para alinharmos currículos. Conhecemos a Escola de Saúde da instituição e vislumbramos uma possibilidade de mestrado em Enfermagem. Vamos ver se é possível fazer esta parceria tendo como foco nosso curso de Enfermagem do Câmpus Joinville.

Além de nos reunirmos com os gestores dessas seis instituições, em Porto, nos encontramos com nossos alunos que estão participando do programa de Dupla Titulação no ISEP. Foi muito bom ver que estão bem e aproveitando esta oportunidade única.

A partir dessa viagem, devemos avançar na ampliação de nossas parcerias internacionais, certos de que experiências assim são muito enriquecedoras para nossos estudantes, servidores e para nossa instituição.

Missão à Colômbia

Nesta semana, viajei à Colômbia numa missão internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. A Colômbia foi escolhida por ser um país da América do Sul, onde temos ainda poucas parcerias e intercâmbios. Começamos com uma reunião no Instituto de Cultura Brasil Colômbia, com a presença do embaixador do Brasil na Colômbia. Na sequência fomos a uma visita técnica na Área Andina, onde além de reunião com gestores da instituição tivemos uma rodada de conversa e articulações com várias instituições da Colômbia.

No dia seguinte conhecemos Sena, que é uma entidade pública e gratuita responsável pela formação de trabalhadores na Colômbia. Também estivemos na Teinco, Corporación Tecnológica Industrial Colombiana, onde vislumbramos muitas possibilidades de mobilidade acadêmica e já deixamos alguns encaminhamentos organizados para viabilizarmos a parceria.

Na sequência fomos a Medellín, onde visitamos o Instituto Tecnológico Metropolitano e o Tecnológico de Antioquia. E já encaminhamos uma parceria entre o Conif e o tecnológico de Antioquia para um intercâmbio interinstitucional, na Escola de Verão para jovens investigadores, programa de sete semanas em Medellín. O Conif irá lançar um edital com uma vaga para cada instituto federal.

Hoje, sexta-feira, estivemos na Ruta N, um centro de Inovação e Negócios de Medellín, onde buscamos parcerias considerando o trabalho dos polos de inovação da Rede Federal. Conhecemos também a Tecnnova, uma instituição que gerencia conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foi uma viagem muito proveitosa, com resultados concretos e com mais possibilidades  de firmarmos novas parcerias para a Rede.

Início das aulas

Depois das nossas férias acadêmicas, na próxima semana, iniciamos o ano letivo 2020. Nos últimos dias, tivemos as semanas pedagógicas dos câmpus, que reúnem os servidores para refletirem sobre o semestre que irá começar e também os prepara para receberem nossos alunos.

Desejo um ótimo início de aulas para todos nós e que seja um bom ano para nosso instituto!

Até mais!

BLOG DA REITORA

2019: ano de desafios e muitos avanços

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 27 dec 2019 11:17 Data de Atualização: 27 dec 2019 14:17

Olá!

Esta é a última postagem do ano e, como sempre, faço uma retrospectiva dos principais assuntos que tratei neste espaço. Penso que é uma forma de avaliar nossas conquistas perante tantos desafios enfrentados e também prestar contas a comunidade! Quero destacar:

Orçamento

Iniciamos, como todo ano, com o orçamento sendo liberado mensalmente. Mas, no final de abril, tivemos a surpresa do bloqueio de parte do nosso orçamento pelo MEC, o que trouxe uma série de dificuldades e gerou grande repercussão - pois atingiu, além dos Institutos, também as universidades federais. A reação foi imediata e, nos primeiros dias de maio, houve uma série de mobilizações em todo o país. Aqui no IFSC, alunos e servidores organizaram abraços simbólicos em defesa da instituição. Ao lado dos dirigentes do IFC, da UFSC e da UFFS, participei de audiência pública convocada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que ampliou a discussão sobre a situação das instituições de ensino federais e o impacto dos cortes.

Passamos de maio a outubro gerenciando todos os gastos do IFSC com muito cuidado e preocupação, priorizando sempre as atividades de sala de aula e que envolvessem os estudantes. Apenas em outubro veio a confirmação de 100% do desbloqueio dos recursos de custeio, o que nos garantiu concluir as atividades do ano. Em outubro ainda, tivemos a liberação dos Termos de Execução Descentralizada (TED) pelo MEC para conclusão das obras em nossos câmpus Criciúma e Jaraguá do Sul-Rau, que estavam paralisadas. Em novembro, recebemos um TED no valor total de R$ 770 mil para compra de equipamentos para sete câmpus e para a Reitoria. Também tivemos a liberação de todo recurso de investimento do orçamento do IFSC, assim como a aprovação e liberação de mais um TED para construção de um novo bloco em Canoinhas, no valor de R$ 1.911.984,32. Assim, apesar de ter sido um ano difícil, conseguimos finalizar o ano com grandes avanços para o IFSC.

Conif

O ano foi de muita mobilização no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Conif, que reúne os reitores de todos os Institutos Federais, sempre muito atento às medidas anunciadas pelo MEC e pela Setec, manifestando-se de forma muito contundente quando o assunto assim exigia. Foi o caso do Programa Future-se, que o MEC lançou em julho, abrindo uma discussão grande sobre o significado de cada uma das ações propostas. Hoje o projeto de lei é um texto diferente do primeiro, mas o Conif segue atento e acompanhando o cenário.

Da mesma forma, desde o início do ano, o Conselho acompanhou de perto assuntos como o contingenciamento do orçamento, a proposta de alteração na lei de criação dos Institutos Federais, diretrizes curriculares para a EPT. Para finalizar o ano, tivemos a edição de uma Medida Provisória - MP 914 de 24/12/2019 - , que altera de modo drástico os processos de escolha dos reitores e diretores gerais dos institutos e universidades federais. Já emitimos uma nota pública com nossa posição contrária a essas alterações e em favor da democracia e isonomia.

Eleições no IFSC

Tivemos, neste segundo semestre, o maior processo eleitoral pelo qual a instituição já passou, com a escolha do novo reitor e de novos diretores-gerais em 21 dos nossos 22 câmpus. Foi eleito, para um mandato de quatro anos, o professor Maurício Gariba Júnior. O processo eleitoral teve início em setembro e foi organizado pela Comissão Central e Comissões Locais, que realizaram com muito êxito esse trabalho tão complexo. Pela primeira vez, a votação foi realizada em urnas eletrônicas e, em dois turnos. Tivemos quatro candidatos disputando o primeiro turno: André Dala Possa, Consuelo Sielski Santos, Marco Antonio Vezzani e Maurício Gariba Júnior. Disputaram o segundo turno os candidatos André e Gariba. Meu mandato se encerra em 18 de abril de 2020 e o processo agora vai tramitar no MEC e, na sequência, na Casa Civil para nomeação a ser feita pelo Presidente da República.

Eventos institucionais

Além da realização dos nossos dois grandes eventos anuais que mobilizam toda a instituição - os jogos do IFSC, em Blumenau e Florianópolis, e o Sepei, em Chapecó -, conseguimos contornar as dificuldades orçamentárias e garantir a realização da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, no Câmpus Florianópolis-Continente e na Reitoria, em Florianópolis. O evento foi organizado em parceria com o IFC e inicialmente deveria ser realizado em algum local externo, mas, com as restrições, acabamos trazendo para o câmpus, que foi muito parceiro. Assim conseguimos manter esse importante momento anual de capacitação e troca de experiências entre os dirigentes, que é ainda mais necessária justamente em função dos novos desafios.

Ingresso

Nosso Departamento de Ingresso lançou ao longo do ano mais de 40 editais com oferta de vagas nos nossos cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e de formação inicial continuada, com variadas formas de seleção, todos gratuitos. A gratuidade é um dos nossos diferenciais que garantem nosso compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à educação de qualidade. Continuem acompanhando nossas oportunidades de cursos.

Infraestrutura

Algumas obras importantes de infraestrutura foram encaminhadas e finalizadas ao longo do ano, como o bloco B do Câmpus Tubarão e o novo bloco do Câmpus Xanxerê. Demos encaminhamento às melhorias na entrada e estacionamento da Reitoria e Câmpus Florianópolis-Continente.

O contingenciamento dos recursos de investimento ao longo do ano gerou dificuldades, mas com a liberação parcial em outubro corremos para garantir todos os processos e empenhos em tempo hábil. Conseguimos liberação dos TEDs da Setec para viabilizar as obras do bloco da Agropecuária do Câmpus Canoinhas, assim como a retomada das obras de Criciúma e Jaraguá-Rau. No início de novembro, tivemos retorno positivo de articulações junto a parlamentares com recursos de emendas que vão garantir em 2020, obras de acessibilidade em todos os câmpus, ampliação da nossa estrutura em São Lourenço do Oeste e outros investimentos importantes.

Colegiados

Nossos colegiados reuniram-se regularmente e trataram de vários assuntos estratégicos, com muitos avanços para o IFSC. Esse ano foi especialmente importante pois tivemos todo processo de articulação e consulta do nosso plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, que terá vigência de 2020 a 2024, e engloba todo o planejamento do IFSC por cinco anos. Deveremos finalizar a apreciação na primeira reunião do Consup em fevereiro.

O programa Future-se, lançado pelo MEC em julho, foi assunto recorrente ao longo do segundo semestre em especial no Codir e no Consup. No Codir, deliberou-se por levar a discussão aos câmpus para que servidores e alunos se apropriassem do assunto, e, no Consup, foi elaborada uma nota oficial manifestando a posição institucional contrária à adesão ao programa. Eu estive pessoalmente em alguns câmpus discutindo esse assunto e ouvindo nossos alunos, professores e TAEs em suas dúvidas e preocupações.

110 anos

2019 foi o ano que marcou os 110 anos da criação da Escola de Aprendizes Artífices, nossa primeira identidade institucional, e não poderíamos deixar de comemorar! Tivemos solenidade no Câmpus Florianópolis, que é a nossa estrutura organizacional mais antiga, e fomos homenageados com uma belíssima sessão solene na Assembleia Legislativa.

Avaliação dos cursos

Esse ano foi muito gratificante pelo retorno que tivemos nas avaliações do INEP/MEC! A maioria dos nossos cursos superiores foram avaliados com o conceito máximo 5, o que nos enche de orgulho, já que este resultado é fruto do trabalho e esforço de todos!

 

Para finalizar, quero agradecer, de modo especial, a toda nossa comunidade, servidores, alunos e trabalhadores terceirizados do IFSC pela dedicação e compromisso com nossa instituição. Acreditamos que a educação pública melhora a vida das pessoas e pode transformar nosso País em um lugar mais justo, com mais oportunidades. Nosso trabalho diário vale a pena quando mudamos a realidade de muita gente e contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico.

Que tenhamos um ótimo 2020 com união, solidariedade e trabalho coletivo, que é a nossa marca!

Retornarei com as publicações no blog após as férias, em fevereiro. Até lá!

BLOG DA REITORA

Consup e formatura do Certific

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 20 dec 2019 16:34 Data de Atualização: 20 dec 2019 17:05

Olá!

Esta foi a última semana de atividades deste ano, antes dos recessos de Natal e de Ano Novo, e do início do período das férias docentes, no qual também muitos dos nossos técnicos entram em período de descanso. Mas foi também uma semana importante com a realização da última reunião do ano do nosso Conselho Superior, o Consup, na segunda-feira, na qual homologamos o resultado das eleições 2019, que escolheram o novo reitor e os novos diretores-gerais de 21 dos nossos câmpus.

A reunião teve a participação do presidente da Comissão Eleitoral Central, William Peres, que falou sobre a complexidade do processo e agradeceu a colaboração de todos das comissões central e locais. Após a homologação no Consup e encerramento dos trabalhos da comissão, que ainda irá finalizar os documentos do processo, este seguirá para ser  protocolado no MEC. Assim, o processo irá seguir trâmites legais no órgão e, após análises, o nome do reitor eleito segue para a Casa Civil, onde também tramita, para então ser nomeado por decreto presidencial e na sequência ser empossado pelo ministro da Educação.

O mandato da atual gestão da Reitoria irá até 18 de abril. Porém, os diretores-gerais têm encerramento de mandato em 1º de fevereiro, e por isso será necessária a nomeação de diretores pro tempore para coincidir o mandato dos diretores-gerais com o do novo reitor. 

PDI

Também na reunião do Consup a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) apresentou a versão final do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 para apreciação dos conselheiros. O PDI é o principal documento de planejamento da instituição e, como o pró-reitor Andrei Zwetsch Cavalheiro ressaltou, pode ser considerado maior do que a própria gestão. Foi um longo processo de elaboração a muitas mãos, com uma comissão central e vários momentos de participação da comunidade, que no total envolveu mais de 3 mil pessoas em reuniões, comissões, colegiados, consultas públicas e grupos de trabalho. O Consup deu início à apreciação do texto, capítulo por capítulo, e concluímos a validação do texto até o capítulo 7, deixando o restante para a primeira reunião de 2020. As gravações da reunião estão disponíveis aqui e aqui. 

Certific e Extensão 

Na quarta-feira, acompanhei a entrega dos certificados para alunos envolvidos em projetos de inclusão realizados nas Penitenciárias de Criciúma: Certific em Montadores de Esquadrias de Alumínio, com 36 alunos, Projeto de Extensão Empoderando Mulheres no Cárcere, com 29 alunas, e Certific em Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos 24 alunas da Penitenciária Feminina. É muito gratificante ver como essas iniciativas podem representar novas oportunidades de reinserção social e qualificação para cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade.

Outros assuntos

Mais uma nota 5 - Hoje tivemos a notícia de mais um curso superior com nota máxima, 5, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep: Engenharia Mecânica, no Câmpus Xanxerê. Na sexta-feira passada eu participei da primeira formatura de outro curso com nota máxima, o superior de tecnologia em Gestão Ambiental, no Câmpus Garopaba. São excelentes resultados que estamos obtendo com a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade!

Este é o último post regular de 2019. Estou entrando em férias, mas na próxima semana vou publicar uma retrospectiva do ano, o que sempre acho pertinente para uma avaliação e reflexão sobre nossos avanços e aprendizados.

Antecipo aqui meus votos de Boas Festas e que tenhamos um 2020 cheio de realizações! 

Até mais!

BLOG DA REITORA

Primeira patente do IFSC e Quitação das contas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 13 dec 2019 16:51 Data de Atualização: 14 dec 2019 07:59

Olá!

Esta semana começou com uma conquista importante para a nossa área da Inovação, que foi a entrega da primeira carta de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, ao IFSC. A invenção contemplada foi a "disposição construtiva de abraçadeira manual de aperto central", desenvolvida no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro pela equipe formada pelo professor Edson Sidnei Maciel Teixeira e os alunos Jairo Nunes dos Santos e Joacir Luiz Kreis, do curso de Fabricação Mecânica. É muito simbólico que nossa primeira patente tenha vindo de um câmpus do interior, já que a interiorização é um dos pilares da atuação dos institutos federais. E vale lembrar que além do reconhecimento do trabalho de excelência feito dentro da instituição, isso representa também um importante retorno à sociedade do trabalho que é feito no IFSC.

Contas

Foi divulgado esta semana o Acórdão nº 14187/2019 da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União, do julgamento das contas do IFSC relativas ao ano de 2017. As minhas contas foram julgadas regulares, com ressalva, dando quitação. Essa ressalva é relativa às irregularidades nos processos de flexibilização, apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU) em auditorias realizadas no ano passado. As recomendações da CGU foram acatadas e sanamos as irregularidades, mas a ressalva fica registrada nesse acórdão. Ressalto que esse tema é complexo e difícil - tanto que, vale lembrar, a UFSC suspendeu os processos de flexibilização considerados irregulares, também em decorrência de nota técnica emitida pela mesma CGU.

No caso das nossas contas de 2017, os demais responsáveis do IFSC tiveram as contas julgadas regulares, dando-lhes quitação plena. Isso demonstra as responsabilidades de cada um nesse processo no ano passado, que foi bem crítico para o IFSC. Para o conhecimento de todos, compartilho aqui o acórdão.

Transição no Cerfead

Na terça-feira, eu e o pró-reitor de Ensino, professor Luiz Otávio Cabral, nos reunimos com todos os servidores do Cerfead, nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, para tratar da transição na direção do órgão, dado o pedido de exoneração do professor Érico Madruga, a quem agradecemos o trabalho realizado. Destacamos que está na pauta da reunião do Conselho Superior, o Consup, da próxima segunda-feira, 16 de dezembro, a apreciação do regimento interno do Cerfead, construído coletivamente pelos servidores envolvidos com o tema e já apreciado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe.

O regimento interno prevê uma consulta para escolha do diretor, mas como essa normativa ainda não está aprovada, discutimos a melhor forma de fazer essa transição, sugerindo também que os servidores discutam internamente os possíveis nomes para assumir a gestão do centro. Foi proposta a criação de uma comissão para essas articulações internas. Neste momento, a professora Gislene Miotto assume a direção, acumulando, por enquanto, essa função com a chefia do Departamento de EaD.

IFC

Na quinta, participei como representante do MEC na última reunião do ano do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense, o IFC. É importante essa articulação entre os institutos, pois podemos tanto contribuir com nossa instituição irmã aqui em Santa Catarina como aprender com suas propostas e projetos, trazendo para cá boas ideias. No caso do IFSC, o representante do Ministério da Educação é o professor Odacir Antonio Zanatta, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Outros assuntos:

Formaturas: Hoje à tarde sigo para Garopaba, acompanhada da nossa Pró-Reitora de Administração, Aline Heinz Belo, para a formatura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Trata-se da primeira formatura de curso superior desse câmpus, e o evento é ainda mais especial porque o curso teve nota máxima, 5, na sua primeira avaliação pelo Inep. Parabéns aos alunos e servidores que se dedicam para que o curso seja cada dia melhor! Também hoje teremos formaturas no Câmpus Caçador, onde o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, vai me representar, e no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, que terá a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clodoaldo Machado. Amanhã é a vez de São Miguel do Oeste comemorar a formatura, com a presença do pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa. Viva os formandos!

Intercâmbio: Hoje à tarde conversei com nossos estudantes selecionados pelo mais recente edital do Propicie, e da dupla titulação, que fizeram na Reitoria a reunião geral de preparação para as viagens de intercâmbio que serão realizadas no próximo semestre. Muito bom verificar o resultado e a expectativa dos alunos para aproveitar essa experiência tão rica de aprendizados. Parabéns aos selecionados! 

Ingresso: Nosso edital de transferências e retornos para cursos técnicos e de graduação abriu esta semana e aceita inscrições até 20 de janeiro. São mais de 1.600 vagas. Veja a notícia no nosso Portal.

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA