Médio Técnico
Edital
- Edital de Ingresso n° 05/DEING/2025/1 - Cursos técnicos integrados com seleção por prova
- Edital de Ingresso n° 08/DEING/2025-1 - Cursos técnicos integrados com seleção por sorteio
Principais datas
25/09 a 24/10/2024 - Cursos com seleção por prova: período de inscrições
21/10/2024 - Cursos com seleção por prova: Divulgação do resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição
24/10/2024 - Cursos com seleção por prova: Divulgação do resultado das solicitações de atendimento especial para a prova
31/10/2024 - Cursos com seleção por prova: Divulgação da local de prova, confirmação de inscrição, lista de inscrições válidas e cursos que não terão aplicação de prova
24/11/2024 - Cursos com seleção por prova: Realização da prova
01º/11 a 03/12/2024 - Cursos com seleção por sorteio: período de inscrições
10/12/2024 - Divulgação dos candidatos aprovados em 1ª chamada e candidatos em lista de espera
16 a 22/01/2025 - Matrícula dos aprovados em 1ª chamada e manifestação de interesse na vaga dos candidatos em lista de espera
27/01/2025 - Divulgação dos candidatos da lista de espera que conseguiram vaga
Cursos
Cursos com seleção por sorteio - INSCRIÇÕES ABERTAS
Administração - 40 vagas - integral, com predominância das atividades no período matutino
Informática - 35 vagas - integral, com predominância das atividades no período matutino
Plásticos - 40 vagas - integral, com predominância das atividades no período matutino
Recursos Pesqueiros - 40 vagas - integral, com predominância das atividades no período matutino
Serviços e Produtos Bilíngues (Libras/Português) - 20 vagas - exclusivo para pessoas surdas usuárias de Libras - integral, com predominância das atividades no período vespertino
Agropecuária - 40 vagas - integral, com predominância das atividades no período vespertino
Edificações - 40 vagas - integral, com predominância das atividades no período vespertino
Laboratório de Ciências da Natureza - 36 vagas - matutino
Cursos com seleção por prova - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Eletromecânica - 36 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Produção de Moda - 36 vagas (integral, com predominância das atividades no período vespertino)
Têxtil - 36 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Alimentos - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Edificações - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Informática - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Desenvolvimento de Sistemas - 35 vagas (vespertino)
Sistemas de Energia Renovável - 35 vagas (matutino)
Edificações - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Mecatrônica - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Química - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Edificações - 32 vagas (vespertino)
Eletrônica - 25 vagas (vespertino)
Eletrotécnica - 36 vagas (matutino) e 18 vagas (vespertino)
Mecatrônica - 30 vagas (vespertino)
Química - 32 vagas (matutino)
Saneamento - 32 vagas (matutino)
Administração - 36 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Informática - 36 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Informática - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Química - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Mecânica - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Câmpus Jaraguá do Sul - Centro
Modelagem do Vestuário - 35 vagas (vespertino)
Química - 35 vagas (matutino)
Eletroeletrônica - 35 vagas (vespertino)
Mecânica - 35 vagas (matutino)
Design Gráfico - 40 vagas (matutino, com atividades até 2x por semana no contraturno) e 40 vagas (vespertino, com atividades até 2x por semana no contraturno)
Tradução e Interpretação de Libras-Português - 40 vagas (matutino, com atividades até 2x por semana no contraturno)
Refrigeração e Climatização - 36 vagas (vespertino)
Telecomunicações - 36 vagas (vespertino)
Marketing - 35 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Agropecuária - 40 vagas (matutino, com atividades 2x por semana no contraturno)
Alimentos - 40 vagas (vespertino, com atividades 2x por semana no contraturno)
Eletromecânica - 40 vagas (vespertino, com atividades 2x por semana no contraturno)
Administração - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Automação Industrial - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Alimentos - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Informática - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período matutino)
Mecânica - 40 vagas (integral, com predominância das atividades no período vespertino)
Resultados
Cursos com seleção por prova
Gabarito
Prova - Exame de Classificação
Clique aqui para acessar o gabarito preliminar
Clique aqui para acessar o gabarito definitivo
Local de prova - Cursos com seleção por prova
O local de prova já está disponível no Sistema de Ingresso do IFSC, na opção “Já me inscrevi”.
Clique aqui para acessar o sistema de ingresso e consultar seu local de prova
Para saber mais sobre a prova, clique aqui
Relação candidato/vaga - Cursos com seleção por prova
Clique aqui para acessar a relação candidato/vaga para os cursos com seleção por prova
Inscrições válidas - Cursos com seleção por prova
Clique aqui para acessar a lista de candidatos aptos a realizar a prova
Atendimento especial para a prova - Cursos com seleção por prova
Clique aqui para acessar o resultado da solicitação de atendimento especial para a prova
Isenção do pagamento da taxa de inscrição - Cursos com seleção por prova
Clique aqui para acessar o resultado da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição
Cotas
O IFSC oferece 50% das suas vagas para estudantes que cursaram o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras, por meio do Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As demais vagas são oferecidas por Ampla Concorrência.
Dentro do Sistema de Cotas para Escolas Públicas há ainda cotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Cotas para pessoas com baixa renda
Dentro do sistema de cotas, metade das vagas é reservada para os candidatos com renda familiar por pessoa igual ou menor a 1 salário mínimo.
Cotas para pretos, pardos e indígenas (cota PPI)
Um percentual das vagas do Sistema de Cotas para Escolas Públicas é reservado para candidatos pretos, pardos ou indígenas - que é a cota chamada de PPI.
No caso de pretos e pardos, o que conta não é a sua ancestralidade (se você tem avós ou pais pretos, por exemplo), e sim suas características físicas. Para isso, o candidato que for selecionado para a vaga participa de uma Banca de Heteroidentificação, que fará uma avaliação com base em critérios fenotípicos (conjunto de características visíveis que cada pessoa apresenta em sua constituição física. Exemplos: cor da pele, textura do cabelo e formato de rosto, lábios e nariz). Não são considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou outros documentos com o intuito de comprovar o pertencimento a tal grupo.
Os candidatos autodeclarados indígenas passam por Comissão de Validação da Autodeclaração de Indígena, que faz apenas uma análise documental. Se for selecionado, o candidato deve apresentar à comissão o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena ou a Declaração de Pertencimento Étnico de Comunidade Indígena, juntamente do documento de identificação.
Saiba mais sobre o procedimento de heteroidentificação no IFSC
Cotas para quilombolas (cota Q)
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.
Os candidatos aprovados nesta cota devem, comprovadamente, pertencer a uma comunidade quilombola, apresentando:
1) uma autodeclaração de quilombola preenchida e assinada;
2) uma declaração informando que é quilombola pertencente à comunidade e assinada por três lideranças ligadas à associação da comunidade.
Cotas para pessoas com deficiência
Um percentual das vagas do Sistema de Cotas para Escolas Públicas é reservado para pessoas com deficiência, que é a cota chamada de PCD.
Entende-se por pessoa com deficiência aqueles que se enquadram nas seguintes condições: deficiência física, auditiva, visual, mental, pessoa com mobilidade reduzida e pessoa com transtorno do espectro autista.
Ao ser selecionado, o candidato deve apresentar um laudo comprovando sua condição para a Comissão Central de Análise dos Laudos.
Como se inscrever no Sistema de Cotas
Para participar do sistema de cotas nos processos seletivos, o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição e, posteriormente, comprovar sua condição por meio do envio dos documentos indicados no edital de seleção quando efetuar sua matrícula.
É possível selecionar mais de uma categoria de cota na inscrição, ou seja, o candidato pode selecionar todas as categorias que correspondam à sua realidade (renda, raça e deficiência).
A alteração dos dados preenchidos poderá ser efetuada pelo próprio candidato, somente durante o período de inscrição. Após esse período, não será permitida nenhuma alteração.
IMPORTANTE: Os candidatos aprovados pelo sistema de reserva de vagas/cotas só terão sua matrícula confirmada após a finalização das etapas de análise e bancas referentes à reserva de vaga/cota para a qual foram aprovados, podendo ter a matrícula cancelada caso não comprove que possui a condição necessária para utilização da cota e será reclassificado no final da lista de espera da Ampla Concorrência.
Sobre o processo seletivo
Alguns cursos possuem processo seletivo por prova e outros por sorteio.
Para saber mais sobre como funciona o sorteio, clique aqui
Para os cursos com seleção por prova, o exame de classificação será realizado em 24 de novembro. O acesso ao local de prova deve ser feito até 13h45. Os locais de prova devem ser consultados a partir de 31 de outubro no Sistema de Ingresso do IFSC, na opção “Já me inscrevi”
A prova terá 28 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental:
- sete questões de Ciências;
- sete de Geografia e História;
- sete de Língua Portuguesa;
- sete de Matemática.
Os candidatos terão até quatro horas para realizar a prova.
Para o exame, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
É possível consultar as provas e gabaritos de exames anteriores no Portal do IFSC.
Saiba mais sobre a prova neste post do Blog do IFSC
Onde será realizado o exame de classificação?
No dia 31 de outubro, o IFSC divulgará uma lista com os locais de prova e a confirmação das inscrições. Para os cursos em que a relação candidato/vaga for igual ou menor que 1 (um) não haverá provas e, nesse caso, os candidatos inscritos para esses cursos estarão automaticamente aprovados. Esta lista também será divulgada no dia 31 de outubro.
Consulte o local de prova no Sistema de Ingresso do IFSC, na opção “Já me inscrevi”.
É possível solicitar atendimento especial para realizar a prova?
Candidatos que precisam de condições especiais para realizar a prova podem fazer a solicitação no momento da inscrição. Esses casos se aplicam a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência física ou problemas de mobilidade, com dificuldades para preencher o cartão resposta, lactantes, em privação de liberdade ou outras condições. A solicitação dever ser feita no formulário da inscrição até 15 de outubro.
Ao solicitar atendimento diferenciado para realização da prova, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados: formulário de solicitação preenchido, documento de identificação com foto e comprovante da condição especial (laudo médico ou declaração da instituição justificando a necessidade especial para a realização da prova) até o dia 16 de outubro pelo formulário disponível neste link.
Perguntas Frequentes
- Qual o valor do curso e da taxa de inscrição?
- Qual o período de inscrições?
- Quem pode se inscrever?
- Como fazer a inscrição?
- Como saber se minha inscrição foi concluída?
- Como posso alterar as informações da minha inscrição?
- É possível uma pessoa fazer a inscrição para outra pessoa?
- Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?
- Posso me inscrever para mais de um curso no mesmo processo seletivo?
- Já faço Ensino Médio em outra escola. Posso me inscrever para o processo seletivo do IFSC?
- Quem mora em outro Estado ou cidade pode se inscrever?
- Posso fazer apenas o Ensino Médio no IFSC?
- Quanto tempo dura o curso?
- O IFSC oferece alguma assistência estudantil?
- Como o candidato pode acompanhar as etapas do processo seletivo?
- Já tem previsão de número de inscritos neste processo seletivo e da relação de candidato por vaga?
- Quando sai o resultado?
- O IFSC entra em contato com o candidato para informar que foi aprovado?
- Como faço a matrícula?
- Como funciona a lista de espera?
- Quando começam as aulas?
- É possível trocar de curso depois de ter sido selecionado?
- Não tem o curso que eu quero neste processo seletivo. Quando abrem novas inscrições?
- Ainda tenho dúvidas. Com quem posso falar?
- Outras dúvidas
Qual o valor do curso e da taxa de inscrição?
Todos os cursos do IFSC são gratuitos.
Para os cursos com seleção por sorteio, também não há cobrança de taxa de inscrição.
Para os cursos com seleção por exame de classificação (prova), é cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 55,00. Esse valor deve ser pago por meio do boleto emitido no processo de inscrição. O último dia para pagamento da taxa é 25 de outubro de 2024.
É possível pedir a isenção dessa taxa de inscrição em alguns casos:
- Candidatos inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal ou que comprovarem ser integrantes de família de baixa renda;
- Doadores regulares de sangue (que tenham feito pelo menos duas doações entre 16/10/2023 e 16/10/2024).
A solicitação para não pagamento da taxa deve ser feita no momento da inscrição. Quem for solicitar isenção só pode fazê-lo até 15 de outubro. No dia 21 de outubro, será divulgada a lista das pessoas contempladas com a isenção. Caso você tenha solicitado e não conseguiu, ainda é possível fazer o pagamento da taxa para concorrer no processo seletivo.
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Qual o período de inscrições?
As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 24 de outubro de 2024 para os cursos com seleção por prova, e de 1º de novembro a 3 de dezembro de 2024 para os cursos com seleção por sorteio.
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Quem pode se inscrever?
Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.
O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente? Entenda no Blog do IFSC
Por isso, para participar deste processo seletivo você precisa concluir o Ensino Fundamental até o início de 2025.
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Como fazer a inscrição?
Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal de inscrições e seguir os passos:
- clicar em “Inscrição e acompanhamento”;
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- selecionar o município ou câmpus onde presente estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar sua opção por ampla concorrência ou sistema de cotas para escolas públicas (veja mais detalhes abaixo);
- conferir os dados do comprovante de inscrição;
- imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário (se o curso tiver pagamento de taxa).
Veja no vídeo abaixo o passo a passo de como se inscrever:
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Como saber se minha inscrição foi concluída?
Após preencher os dados no Sistema de Ingresso, a inscrição é concluída. O documento que comprova que a inscrição foi feita é o comprovante de inscrição gerado pelo sistema após a finalização do preenchimento de todos os dados. É importante que o candidato faça o procedimento até o final quando irá aparecer um botão para gerar esse comprovante - que pode ser impresso ou salvo em PDF. O candidato deve guardar este comprovante que trará a informação de qual processo está inscrito, para qual câmpus e qual curso. Para conferir se a inscrição foi efetuada, é possível acessar o Sistema de Ingresso e ir na opção “Já me inscrevi”. Se a inscrição tiver sido concluída, ela irá aparecer ali e será possível gerar um novo comprovante. Se a inscrição não aparecer é porque não foi concluída e você deve efetuar uma nova inscrição.
Lembrando que para os cursos com seleção por prova, a inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição (ou isenção da taxa, para aqueles que solicitarem a isenção). O boleto pode demorar até 2 dias úteis para ser processado. Então não se preocupe se logo após o pagamento ainda constar como pendente no sistema.
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Como posso alterar as informações da minha inscrição?
Acesse o Sistema de Ingresso e clique na opção “Já me inscrevi”. A alteração de qualquer informação pode ser feita somente durante o período de inscrições. Caso você tenha feito a inscrição para o curso errado, por exemplo, você pode fazer uma nova inscrição para o curso correto, pois somente a última inscrição será considerada válida.
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É possível uma pessoa fazer a inscrição para outra pessoa?
Sim, mas todo o cadastro tem que ser feito com as informações do candidato. Ou seja, na hora de preencher a inscrição, os dados informados (como RG e CPF) devem ser do candidato que irá concorrer à vaga no IFSC.
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Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?
Sim, a inscrição deve ser feita pela internet da mesma forma. No edital, há as informações específicas para quem é estrangeiro - tanto nos documentos necessários para a inscrição quanto para a matrícula.
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Posso me inscrever para mais de um curso no mesmo processo seletivo?
Você pode se inscrever se os cursos forem de editais diferentes, ou seja, se um for com seleção pro prova e outro com seleção por sorteio. Caso seja feita mais de uma inscrição para cursos do mesmo edital, mesmo que sejam para cursos e até câmpus diferentes, apenas a última inscrição será considerada válida.
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Já faço Ensino Médio em outra escola. Posso me inscrever para o processo seletivo do IFSC?
Pode, mas provavelmente você precisará reiniciar o Ensino Médio desde o início, uma vez que nosso Ensino Médio é integrado a um curso técnico.
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Quem mora em outro Estado ou cidade pode se inscrever?
Pode, desde que tenha disponibilidade para fazer o curso no câmpus, uma vez que todos os cursos serão ofertados de forma presencial.
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Posso fazer apenas o Ensino Médio no IFSC?
Não, o Ensino Médio do IFSC é integrado a um curso técnico.
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Quanto tempo dura o curso?
A duração média dos cursos técnicos integrados é de três a quatro anos. Você pode consultar essa informação para o curso que tem interesse em nosso Guia de Cursos.
Clique aqui para acessar o Guia de Cursos
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O IFSC oferece alguma assistência estudantil?
Sim, o IFSC tem uma política de Assistência Estudantil com uma série de auxílio para os estudantes. Todas as informações podem ser conferidas nesta página.
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Como o candidato pode acompanhar as etapas do processo seletivo?
Após realizar a inscrição, o candidato deve estar atento ao cronograma disponível no edital. Lá estão descritas todas as etapas e prazos.
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Já tem previsão de número de inscritos neste processo seletivo e da relação de candidato por vaga?
É possível consultar a relação de candidato por vaga de processos anteriores nesta página do site do IFSC. Porém, os números do processo atual só serão divulgados após o término do período de inscrições.
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Quando sai o resultado?
A lista com os aprovados em primeira chamada será divulgada em 10 de dezembro de 2024 a partir das 18h, no Sistema de Resultados do IFSC.
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O IFSC entra em contato com o candidato para informar que foi aprovado?
É responsabilidade do candidato acompanhar as divulgações e realizar os procedimentos conforme orientações do edital. O Departamento de Ingresso envia um e-mail (para quem autoriza o recebimento) com um lembrete, mas pode ser que caia na sua caixa de spam ou que você não receba porque o endereço de e-mail está incorreto. Em alguns casos, os câmpus podem até fazer ligações. Porém, tanto o e-mail quanto a ligação são ações opcionais e que podem, por algum motivo, não acontecer. Por isso, cabe sempre ao candidato ler o edital e acompanhar as datas de divulgações conforme apresentadas no documento.
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Como faço a matrícula?
De 16 a 22 de janeiro de 2025, todos os candidatos aprovados em primeira chamada devem fazer a sua matrícula. Os candidatos que tiverem ficado em lista de espera também devem enviar a documentação para permanecer na lista de espera.
As matrículas e a manifestação de interesse serão feitas com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital (item 11.3 do edital de cursos com seleção por prova e item 7.3 do edital de cursos com seleção por sorteio). O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital (item 11.3.7 do edital de cursos com seleção por prova e item 7.3.7 do edital de cursos com seleção por sorteio).
Entenda a diferença entre inscrição e matrícula
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Como funciona a lista de espera?
A lista de espera é uma lista dos candidatos com expectativa de abertura de vagas, que atende a ordem de sua classificação na prova e também a divisão por cotas, conforme inscrição de cada candidato. Ou seja, se os aprovados na primeira chamada não realizarem sua matrícula, serão abertas novas vagas, que serão preenchidas por essa lista de espera (respeitando a cota de cada candidato). Para se manter na lista de espera, os candidatos precisam manifestar interesse na vaga, enviando a documentação de matrícula no período entre 16 e 22 de janeiro de 2025, seguindo as mesmas regras dos candidatos aprovados. Caso as vagas não sejam preenchidas com os nomes da primeira chamada, o IFSC entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula.
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Quando começam as aulas?
Consulte aqui o calendário detalhado de cada câmpus.
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É possível trocar de curso depois de ter sido selecionado?
Sim, mas aí é outro processo chamado de Transferência Interna. Para poder participar do processo de transferência de curso, é preciso concluir o primeiro semestre do curso para o qual foi aprovado. A cada semestre, é lançado um edital de transferência indicando as vagas disponíveis em cada câmpus e curso e os pré-requisitos.
Acompanhe os editais de transferências clicando aqui
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Não tem o curso que eu quero neste processo seletivo. Quando abrem novas inscrições?
Você pode acompanhar o calendário de inscrições para ingresso clicando neste link.
Se desejar, cadastre seu e-mail em nosso formulário para receber uma mensagem quando novas vagas forem abertas.
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Ainda tenho dúvidas. Com quem posso falar?
É fundamental que o candidato leia todo o edital. Dúvidas específicas de cada curso devem ser conferidas no Guia de Cursos do IFSC na página correspondente do curso. Para mais informações, envie e-mail para ingresso@ifsc.edu.br ou diretamente para o contato do câmpus de interesse pelos e-mails disponibilizados no edital.
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Outras dúvidas
No Blog do IFSC, é possível encontrar posts explicativos sobre o IFSC, os cursos e o processo seletivo:
IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?
O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente?
Sistemas de cotas no IFSC: como funciona?
Dúvidas mais respondidas sobre nosso Ingresso
E também temos uma página de Perguntas Frequentes com respostas sobre nossos cursos, processos seletivos, e muito mais.