Qual a diferença entre os tipos de eventos?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 09 ago 2023 09:12 Data de Atualização: 09 ago 2023 09:53

Além de oferecer cursos, promovemos muitos eventos. Acabamos de realizar a 10ª edição dos jogos do IFSC, nosso querido JIFSC. No primeiro semestre, tivemos a 9ª edição do nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, o Sepei. Mas já divulgamos palestras, colóquios, seminários, debates, audiências, aulas magnas… E, afinal, por que há tantos termos para divulgar nossos eventos? Qual a diferença entre eles? No post de hoje, vamos explicar melhor cada um.

Para isso, recorremos ao Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica Tecnológica.

Vamos lá?

O que é um evento?

Conforme consta na Política de Comunicação do IFSC:

Eventos são acontecimentos previamente planejados com objetivos pré-definidos. Na perspectiva da comunicação, sua função está ligada ao relacionamento com públicos específicos, para fortalecer a identidade e consolidar a imagem institucional. 

E por que você acha que fazemos eventos? Por que é divertido? Por que gostamos de ter trabalho? De interagir com as pessoas? Todas as alternativas anteriores. 😅

Aqui no IFSC, planejamos, organizamos, promovemos e apoiamos um conjunto amplo e diversificado de eventos com o objetivo de estabelecer interação com nossos públicos. 
Por reunirem, em um mesmo momento, uma grande diversidade de pessoas, nós consideramos que os eventos devem ser considerados como uma oportunidade de comunicação da instituição com os seus públicos estratégicos.

Inclusive, o entendimento de eventos como ações de comunicação que fortalecem a identidade e consolidam a imagem institucional consta na Política de Comunicação do IFSC - que, inclusive, tem um capítulo todo dedicado à Gestão Profissional de Eventos.

(Sabia que, para um evento ser realizado, o trabalho começa muito antes? Este último JIFSC, por exemplo, exigiu pelo menos seis meses de preparação. É um trabalho de bastidor e tanto como mostramos por aqui!)

Tipos de eventos

Há muitas classificações para eventos. Vamos destacar os principais tipos que temos por aqui com as definições apresentadas no Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica Tecnológica e mencionando exemplos do que já tivemos por aqui:

ASSEMBLEIA

Tipo de reunião que conta com a participação de delegações representantes de grupos, estados e países com o objetivo de debater assuntos de interesse comum e construir um posicionamento do grupo.

-> Colegiado acompanha decisão de assembleia e Câmpus Chapecó terá novos cursos em 2023

AUDIÊNCIA

Objetiva discutir um tema de interesse público, apresentado por um ou mais coordenadores, e aberto à discussão para os demais presentes. A audiência deve gerar uma ata com as contribuições dos participantes.

-> Servidores e estudantes podem se inscrever para serem delegados em audiência pública sobre Estatuto do IFSC

AULA INAUGURAL

Primeira aula de um curso ou de um dos seus semestres. Ministrada por convidado especial ou não.

-> Inovação e criatividade é tema de aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática

AULA MAGNA

Aula ministrada por autoridade de renome. Difere-se da aula inaugural por poder ser ministrada em qualquer período e para toda a instituição. 

Em sua origem, a Aula Magna só poderia ser ministrada pelo(a) Reitor(a), mas o guia da Rede Federal admite que a Aula Magna seja ministrada por qualquer pessoa, convidada pelo(a) Reitor(a) ou pelo (a) diretor(a).

-> Enfermagem aborda experiências de intercâmbio em aula magna

COLÓQUIO

Apresentação de um tema informativo, técnico ou científico por autoridade de renome com notório saber no assunto.

-> IFSC realiza colóquio internacional sobre evasão escolar em novembro

CONCURSO

Chamada competitiva que visa estimular os participantes a alcançar objetivos e metas, a partir de critérios determinados com antecedência.

-> Inscrições para concurso público do IFSC são prorrogadas até 6 de junho

CONFERÊNCIA

Apresentação de um tema informativo, técnico ou científico, por autoridade em determinado assunto, para um grande número de pessoas. Mais formal do que a palestra, exige a presença de um presidente de mesa, que fará a apresentação do conferencista. As perguntas deverão ser feitas ao final do evento. Também pode caracterizar um grande evento, pautado na democracia participativa, em que diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, políticas relativas aos temas pré-determinados e com o objetivo de analisar e votar o Relatório Nacional Consolidado. Os debates sobre o tema e os eixos temáticos da Conferência são conduzidos, normalmente, em etapas: Municipal, Estadual e Nacional, com base em Documento Orientador elaborado pela organização.

-> IFSC organiza conferência internacional sobre aprendizagem

CONGRESSO

Reunião formal e periódica de grupos profissionais com interesses comuns, organizado por entidade de classe.

-> IFSC realiza 4º Congresso Internacional de Mobilidade em abril

DEBATE

Evento preparado e conduzido por um coordenador, que pode ser denominado presidente e que atua como elemento moderador, orientando a discussão entre os dois grupos formados por número igual de pessoas, com opiniões opostas em torno do tema principal, podendo ter a participação da plateia.

-> Candidatos a reitor participam de último debate

EXPOSIÇÃO/MOSTRA

Evento que tem como objetivo exibir produtos, técnicas e serviços científicos, tecnológicos, acadêmicos, culturais, sociais e que não prevê comercialização de produtos.

-> Mostra de Design IFSC tem programação até esta quinta-feira

ESPETÁCULO

Evento com apresentações que envolvem uma ou mais manifestações artísticas, de teatro, circo, dança, música ou audiovisual. 

-> Grupo de teatro do Câmpus Canoinhas estreia espetáculo “A Farsa do Panelada” nessa sexta

FEIRA

Evento que tem como objetivo expor e/ou comercializar produtos, além de demonstrar serviços. Objetiva ainda estabelecer relações entre participantes e expositores.

-> Abertas inscrições para a Feira de Inovação do Sepei 2023

FÓRUM

Evento caracterizado pelo debate entre os participantes, com troca de informações e discussões. O fórum deve ser construído coletivamente, com a participação de instituições ou pessoas que se relacionam com a área em questão.

-> IFSC sedia Fórum das Comissões de Heteroidentificação do Oeste catarinense

JORNADA

Reunião, com duração de apenas um dia, que envolve profissionais de determinadas áreas de conhecimento, visando ao tratamento prático de um tema específico. A programação pode incluir palestras, painéis, oficinas, demonstração de casos, entre outros.

-> Jornada Portas Abertas fortalece integração com a comunidade

MESA-REDONDA

Evento preparado e conduzido por um coordenador, que pode ser denominado presidente e que atua como elemento moderador, orientando a discussão, normalmente entre duas ou mais pessoas, para que elas se mantenham em torno do tema principal. Após a exposição do tema, os participantes são levados a debater entre si os vários pontos de suas teses, podendo haver a participação dos assistentes, na forma de perguntas.

-> Mesa-redonda discute o papel da gastronomia na promoção da soberania e da segurança alimentar

OFICINA (WORKSHOP)

Apresentação de tema seguido por atividade prática, troca de experiências sobre uma tarefa, assunto, sistema ou uma área de especialização, na qual os participantes aplicam as informações recebidas.

-> PET Design promove oficinas sobre criatividade e portfólio

PAINEL

Evento preparado e conduzido por um coordenador, que pode ser denominado presidente e que atua como elemento moderador, orientando a apresentação de experiências e opiniões de duas ou mais pessoas sobre o tema, podendo ter a participação da plateia.

-> Professora do Câmpus Itajaí participa de painel temático sobre mudanças climáticas, proteção dos oceanos e ecossistemas marinhos

PALESTRA

Apresentação de um tema informativo, técnico ou científico por pessoa com domínio sobre determinado assunto.

-> Palestra da influencer Rita von Hunty marca semana pedagógica do IFSC

SEMANA

Designa um período em que ocorrerão eventos - que podem ser variados (palestras, seminário, feira). O objetivo é colocar em pauta determinado assunto.

-> Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ofertará palestras sobre despoluição e inovação em SLO

SEMINÁRIO

Promoção de conjunto de discussões, estando os expositores em um mesmo patamar de conhecimento que a plateia.

-> Maior evento científico do IFSC começa nesta segunda, em Joinville

SIMPÓSIO

Apresentação de um tema de grande interesse, técnico ou científico, em que tanto os explanadores quanto a plateia são especialistas no assunto. Deve haver um coordenador que apresentará considerações, sintetizando as discussões - posteriormente transformadas em documento.

-> Simpósio Catarinense do Campo à Mesa recebe submissão de trabalhos

Cursos de Eventos

E aí, gostou desse assunto? Sabia que temos um curso técnico em Eventos, ofertado pelo Câmpus Florianópolis-Continente? Também ofertamos eventualmente cursos de qualificação profissional na área.

Nesta reportagem, mostramos melhor a atuação do técnico em Eventos:

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Sugestões de posts, elogios ou críticas podem ser enviados para blog@ifsc.edu.br

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC